keyboard_backspace

Página Inicial

Colunas e Blogs

MPT registra alta no número de denúncias contra tráfico humano e prostituição

Leia na Coluna Esplanada de hoje direto de Brasília

X
Siga-nos no google-news

Passaporte & programa
O caso da “guru” Kat Torres, denunciada por tráfico humano para prostituição de duas brasileiras nos Estados Unidos, está longe de ser o único. O Ministério Público do Trabalho vai fechar 2022 com o maior número de denúncias para este tipo de crime dos últimos seis anos. Até semana passada, o MPT registrou 251 acusações de tráfico de pessoas no território nacional e enviadas para outros países, para trabalho análogo à escravidão e prostituição. São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina são os Estados que mais concentram denúncias, com 70, 31 e 22 acusações respectivamente. Em 2017, o MPT contou 148 denúncias no Brasil; em 2018 o número subiu para 156; em 2019 saltou para 171; em 2020 houve uma redução para 124 casos – o número voltou a crescer em 2021, com 225 registros.

Ocaso no Mercosul
O descrédito das relações internacionais do Governo Bolsonaro resvalou nas atividades similares do Congresso Nacional. Desde maio deste ano a Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul não se reúne no Senado. A última reunião foi no plenário 7 da Ala Alexandre Costa, e nada deliberou. É um desafio para o novo Governo.

E nem começou
Apesar do desdém do presidente eleito Lula da Silva, José Eduardo Cardozo, ex-ministro da Justiça e ex-deputado federal, conseguiu emplacar dois nomes na equipe de transição no GT de Justiça e Segurança Pública. Seu atual sócio Gabriel Sampaio, ex-secretário de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça, e Marivaldo Pereira, ex-secretário executivo do Ministério da Justiça já circulam pelo CCBB. Mas os nomes causaram ciumeira dentro do PT. E o Governo nem começou…

Caso Martins
Lembram do assessor do presidente Bolsonaro suspeito de ter feito gesto antissemita na CPI da Covid em março de 2021? A defesa de Filipe Martins, composta pelos advogados João Manssur e Rodrigo Bonametti, informa que algumas ações cíveis movidas por ele contra quem o acusou foram julgadas procedentes em 1ª instância, e foram interpostos recursos junto aos respectivos tribunais para majorar as indenizações arbitradas. No âmbito penal, Martins foi absolvido em 1ª instância e aguarda a manutenção do julgado perante a instância superior.

Falcon de Neymar
O jatinho Falcon 900 prefixo PS-NJR, o novo avião do jogador Neymar Jr, custou estupendos R$ 250 milhões e ele iniciou seu processo de nacionalização na ANAC, avisa a agência à reportagem. Só em impostos deverá pagar 6% de IPI (parcelados) sobre o valor da compra. Numa “nacionalização” em parte, ele paga esse índice (recebe o aval para operar no Brasil por tempo determinado). Mas o imposto pode chegar até 18% sobre o valor do avião se ele nacionalizar o aparelho para ficar no Brasil.  

Colaboraram Walmor Parente, Carolina Freitas, Sara Moreira e Izânio Façanha (charge)

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Redação
Redação ClicSC
Clicsc é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia de Santa Catarina fundado em 2017.
Colunas e Blogs

Partidos são penalizados por uso indevido de cotas femininas

Confira na Coluna Esplanada de hoje direto de Brasília

Colunas e Blogs

Tragédia de Mariana: Crimes prescrevem após 8 anos

Confira na Coluna Esplanada de hoje direto de Brasília

Colunas e Blogs

Presidência da Câmara: conheça os possíveis sucessores de Lira

Confira na Coluna Esplanada de hoje direto de Brasília

Mais notícias

Negócios

Grupo Pereira inaugura 66ª loja do Fort Atacadista, em Florianópolis

Nova unidade da rede, fruto de um investimento de R$50 milhões, abre as portas no bairro Rio Tavares, no Sul da Ilha; com a inauguração, Santa Catarina passa a contar com 39 lojas Fort Atacadista, 11 delas na região da Grande Florianópolis

Eventos

Catarinense Luísa Caser participa do maior Summit Farmacêutico do mundo em São Paulo

Técnicas coreanas inovadoras e lançamentos em produtos e tratamentos estavam entre os destaques da programação do congresso promovido pela gigante farmacêutica CIMED