A alimentação como pilar essencial para o controle e até reversão de doenças crônicas é tema de podcast
O “Jogando para a Plateia” recebeu o médico intensivista William Rutzen (RS); entre os relatos mais impactantes, a experiência pessoal de controlar uma rara doença autoimune “apenas” melhorando os hábitos de vida
Na última terça-feira (28), foi ao ar mais um episódio do podcast Jogando para a Plateia, comandado pelos apresentadores Jimmy e Fábio Ferrari, desta vez recebendo o médico gaúcho William Rutzen para um bate-papo sobre estilo de vida e a importância de adoção de hábitos saudáveis para a melhora de índices de saúde e até mesmo controle e reversão de doenças crônicas. O Dr William esteve no início do ano entre os palestrantes do evento Brasil Low Carb, em Florianópolis, quando parte do time do podcast o conheceu – despertando o interesse de tê-lo em um dos episódios.
Natural de Campos Borges, no Rio Grande do Sul (RS), William Rutzen se formou em Medicina na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), é especialista em Clínica Médica pelo Hospital Santa Cruz (2015) e Terapia Intensiva pelo Hospital Moinhos de Vento (2017) e pós-graduado em Nutrologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP).
“Há algum tempo o Davi, nosso assessor de imprensa e co-host, falava sobre o desejo de trazer o Dr William ao podcast, e finalmente as agendas bateram para gravarmos agora em novembro. Foi importante ter uma autoridade da medicina como o Dr. William compartilhando seu conhecimento e tamanha bagagem com nossos ouvintes e seguidores; como já esperava, a conversa com ele ampliou meu conhecimento a respeito dos benefícios de uma dieta rica em proteína, não apenas para a saúde física, mas também mental e para a longevidade”, declarou um dos idealizadores e apresentadores do podcast, Jimmy.
Durante o bate-papo, o Dr. Rutzen contou como a sua própria experiência como paciente de artrite psoriática, uma doença autoimune que provoca inflamações nas articulações, o motivou a buscar um estilo de vida mais saudável, incluindo uma rotina de exercícios diários e uma alimentação mais nutritiva.
“Em 2018 nasceu o Benjamim, meu primeiro filho, e em uma noite o Benjamim começou a chorar no berço e eu fui buscar ele para minha esposa não precisar levantar, e quando eu cheguei no quarto eu não conseguia me abaixar para pegar o meu filho no berço, tinha dor no ombro, nas costas e não conseguia pegar o meu filho, me senti impotente”, relembra Rutzen.
A partir desse momento, o médico percebeu que precisava modificar alguns hábitos e adotar uma rotina mais saudável, começando pelos cuidados com a alimentação. Através de uma pesquisa na internet, Rutzen conheceu o blog do Dr. José Carlos Souto, que compartilha informações sobre as dietas Low Carb e Paleo, que priorizam o consumo de alimentos ricos em proteínas animal, como carne, peixes, aves, ovos, reduzindo a ingestão de carboidratos (principalmente os refinados) como arroz, massas e alimentos açucarados.
Após iniciar a dieta low carb somada a uma rotina de exercícios físicos diários, o médico revela que emagreceu 12kg e teve a sua vida transformada. “Ao longo de um ano, eu fui de quatro medicamentos contínuos e um de resgate para somente um medicamento contínuo, que é 1/4 da dose que eu utilizava antes, e esse é o único que eu utilizo até hoje”, declara Rutzen.
Crescimento profissional
A mudança de estilo de vida trouxe outros benefícios além da saúde. Após a experiência positiva, Rutzen, que é especialista em Clínica Médica e Medicina Intensivista, viu uma oportunidade na carreira ao compartilhar os resultados da própria evolução nas redes sociais.
“A gente aprende na academia os conceitos tradicionais da Medicina e cuidados de estilo de vida estão longe dos cuidados tradicionais, tanto que são vistos pela maioria dos médicos como picaretagem, como medicina alternativa, e não tem nada disso, na verdade, a medicina mais básica de todas é cuidar da própria saúde”, define Rutzen.
Hoje, ele fala sobre estilo de vida e saúde para mais de 155 mil seguidores no Instagram e possui um consultório voltado à saúde metabólica na Clínica Saint Gallen, em Santa Cruz do Sul (RS). Em março de 2023, o médico esteve em Florianópolis para falar sobre os benefícios da dieta low carb em um painel inédito na terceira edição do evento Brasil Low Carb.
Onde assistir o episódio?
O episódio sobre a entrevista com o médico intensivista Dr. William Rutzen está disponível no canal do YouTube do podcast “Jogando para a Plateia” e nas principais plataformas de áudio como Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music, entre outras.
Assista ao episódio completo na íntegra:
Fonte: Clicsc
Tags:
Sobre o autor:
Davi Paes e Lima
Davi Paes e Lima é jornalista profissional (2874 - SC) desde 2006. É especialista em Comunicação Empresarial e atua na área de Assessoria de Comunicação há 20 anos, desde 2003 - além de ter passagens por veículos especializados. Desde 2020 está à frente da Paes e Lima Comunicação, agência boutique com base em Florianópolis. No associativismo é diretor de eventos da Associação Catarinense de Imprensa (2023/2026). Colabora com notícias corporativas para o portal ClicSC desde 2022.
Inovação implementada pelo Fort Atacadista está disponível na loja do Campeche, em Florianópolis, visando aprimorar a experiência de compra do consumidor
Em recente episódio do “Jogando para a Plateia”, disponível no Youtube e plataformas de áudio como Spotify, a dupla Jimmy e Ferrari recebeu a especialista em harmonização facial Luísa Caser
Antes restrito apenas a um biotipo, atualmente o mercado de modelos conta com perfis diversos, fugindo dos estereótipos padrões, para atender todos os tipos de campanhas