keyboard_backspace

Página Inicial

Cultura e Lazer

Gastronomia Litorânea de Balneário Camboriú e Florianópolis

A gastronomia dos principais destinos turísticos do Estado possui pratos com frutos do mar em abundância.

X
Siga-nos no google-news

A gastronomia dos principais destinos turísticos do Estado possui pratos com frutos do mar em abundância.

A melhor hora do dia começa quando se está à mesa. Em uma viagem, especialmente, as aventuras não podem se limitar aos passeios turísticos e compras: o  cardápio tem tudo de melhor para quem quer saborear a cultura local por meio do paladar.

Conheça alguns dos redutos e peculiaridades gastronômicas de Balneário Camboriú e Florianópolis, dois dos principais destinos turísticos do Estado.

O que comer em Balneário Camboriú?

Fonte: Divulgação

A pedida em Balneário Camboriú tradicionalmente recai sobre os frutos do mar. A cidade, situada no Litoral Norte, a 80 quilômetros de Florianópolis, tem entre seus atrativos a icônica Avenida Atlântica. Conhecida não apenas pela agora alargada praia, ela também é uma referência gastronômica.

Peixes como linguado e congro, quase sempre grelhados, têm lugar certo no prato dos visitantes. Os restaurantes usam principalmente insumos locais, como os disputados camarões, mexilhões e ostras.

A procura por sushis e ceviches também está em alta em Balneário Camboriú, bem como hamburguerias artesanais, que oferecem opções mais saudáveis do que os costumeiros fast foods. É a chance de saborear pães com fermentação natural!

Do lanche ao happy hour

Na região da Avenida Brasil, no bairro Barra Sul, o visitante pode curtir um bom lanche. É lá que fica o Passeio San Miguel, que reúne os mais variados restaurantes, bares e confeitarias.

Há opções de pratos com massa, sanduíches e pizzas. A Vila Real também tem uma via gastronômica, com opções que variam de macarronada ao espetinho de camarão.

Já o bairro da Barra tem um dos cenários ideais para um bom turista: é um reduto de barzinhos. A Avenida Atlântica também é uma boa opção para happy hour, assim como para restaurantes conceituados.

O que comer em Florianópolis?

Fonte: Divulgação

Uma visita a Florianópolis, dona do título de Cidade Criativa Unesco da Gastronomia, só é completa se contar com uma refeição tradicional.

Entre as principais vias gastronômicas estão os bairros Santo Antônio de Lisboa e Sambaqui, no Norte, e o Pântano do Sul e o Ribeirão da Ilha, no Sul. A região continental também vem evoluindo bastante, especialmente Coqueiros.

Além do Mercado Público, no Centro, outros espaços gastronômicos tradicionais são a Avenida das Rendeiras, na Lagoa da Conceição, a Costa da Lagoa e o Canto da Lagoa. Quem procura a cozinha contemporânea vai curtir os restaurantes de Jurerê, Jurerê Internacional e Canasvieiras, com bastante influência de outros Estados e países.

De prato cheio

Na temporada, os peixes que mais têm espaço são a anchova e a corvina, tanto assadas quanto grelhadas ou recheadas. Melhor ainda se forem servidos com um bom pirão de peixe! Para garantir uma experiência mais saborosa, vale priorizar restaurantes com churrasqueira ou grelha.

A estopa local, com peixe desfiado, também está bastante associada ao processo cultural da cidade. Já o mocotó, um delicioso caldo feito com a pata do boi, arroz e legumes aromáticos, é bem diferente da versão gaúcha. A farinha de mandioca polvilhada da Ilha, bem branquinha, não tem igual.

Com barzinhos e botecos encantadores, a região central tem cardápios com petiscos, coxinhas, kibes, hambúrgueres e as tradicionais empadinhas. Destaque para a gastronomia da revitalizada Avenida Hercílio Luz.

É nessa região que o turista encontra mais comidas veganas, vegetarianas, sem glúten ou para intolerantes à lactose.

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Karoline
Karoline Moura
Karoline Moura é formada em Design pela PUC PR, Social Media e Copywriting de ecoturismo, atua tanto em empresas de viagens e turismo, como editora no portal ClicSC.
Cultura e Lazer

Canoas e redes prontas! Pesca da Tainha vai começar e expectativa é de safra boa em Itapema

Pesca artesanal da Tainha será liberada nesta quinta-feira (1) em Santa Catarina

Cultura e Lazer

Urbano Alimentos participa da Festa Catarinense do Arroz

Entre os dias 30 de abril e 5 de maio, a gigante do setor alimentício marca presença na Fecarroz, em Massaranduba, no Vale do Itapocú

Cultura e Lazer

Festival do Mar em Bombinhas recebeu mais de 90 mil pessoas em cinco dias de evento

Uma grande estrutura foi montada no bairro de Canto Grande para receber o público

Cultura e Lazer

Itapema comemora 62 anos com show de Rick e Renner na Praça da Paz

O show gratuito será realizado no domingo (21) e será aberto pelo cantor Nego Joe

Mais notícias

Tempo

Chuvas podem ultrapassar 150mm no Vale do Itajaí

Meteorologistas preveem cenário crítico por conta da chuva para a região

Segurança

Polícia Civil de SC enfrenta crise de efetivo após anos sem concurso

Para mitigar essa situação, o governo estadual está promovendo um concurso público, atualmente na fase de avaliação física