keyboard_backspace

Página Inicial

Utilidade Pública

Acessibilidade é ampliada na rede municipal de ensino de São José

Na parte arquitetônica, a acessibilidade se dá em diversos níveis, como rampas, a largura das portas, banheiros adaptados para pessoas com deficiência e até elevadores.

X
Foto: Divulgação

A acessibilidade é uma prioridade da Secretaria Municipal de Educação nas obras realizadas na rede municipal de ensino de São José. Seja na construção de novas unidades ou na reforma de escolas e Centros de Educação Infantil (CEIs), o objetivo é que os espaços apresentem e assegurem condições de acesso a todas as pessoas.

Acessibilidade, como descreve a legislação brasileira, é a possibilidade da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida usufruir dos ambientes e das relações sociais com segurança e autonomia. Na parte arquitetônica, a acessibilidade se dá em diversos níveis, como rampas, a largura das portas, banheiros adaptados para pessoas com deficiência e até elevadores.

Mas a acessibilidade não se resume à estrutura física. Por isso, a Secretaria de Educação desenvolve ações como forma de desenvolver uma cultura de valores inclusivos na escola. “Entre os muitos papéis da escola, um deles é promover a inclusão social, que traz na sua competência a equiparação de oportunidades, a mútua interação de pessoas com e sem deficiência. Ao evidenciar as diferenças e mostrar que elas fazem parte do cotidiano, se consegue agregar conceitos e promover uma melhor qualidade de vida”, ressalta a secretária de Educação, Lilian Sandin Boeing.

“O compromisso com a Educação parte da premissa de que os educandos possuem diversos perfis e, ao se reconhecer as diferenças e as necessidades de cada um, se consegue planejar atividades que possam atender essas especificidades. Assegurar, criar, desenvolver, se comprometer, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar, entre outras linguagens, proporciona que o sistema educacional seja inclusivo em todos os níveis de aprendizado ao longo da vida”, explica a diretora de Ensino, Cláudia Regina Macário.

“É com essa linha de pensamento que abraçamos a acessibilidade em seus inúmeros aspectos, visando o pleno desenvolvimento da pessoa e seu preparo para o exercício da cidadania. Não importa quem seja nossos estudantes, eles devem estar preparados para receber os bens da sociedade”, complementa a secretária Lílian.

Fonte: Clicsc

Utilidade Pública

Sala Lilás para acolhimento de mulheres vítimas de violência doméstica é instalada em Penha

O delegado de Polícia Civil de Penha, Dr. Farah apresentou o espaço que será disponibilizado para a instalação da sala que será na sede da delegacia.

Utilidade Pública

São José registra quase 90% de crescimento nas inscrições de MEIs

Nos três primeiros meses de 2021 foram geradas 630 inscrições de MEI no Município

Utilidade Pública

Vereadores de Tijucas pedem campanha de vacinação solidária

Na proposta, os vereadores sugerem que sejam arrecadados alimentos não perecíveis e também agasalhos.

Utilidade Pública

BR-282 na Grande Florianópolis terá interrupções no fluxo para corte de árvores

Os trabalhos acontecem de segunda a sábado em vários pontos entre os km 30 e 60 da rodovia

Utilidade Pública

Certificação reconhece a Águas de Bombinhas como ambiente seguro contra a Covid

Os cuidados básicos com os moradores e colaboradores são primordiais

Mais notícias

Utilidade Pública

Procon de São José atende com agendamento prévio

A medida é necessária para evitar aglomeração de pessoas, sendo que o atendimento deve ser marcado pelo Whatsapp (48) 98477-7790

Cultura e Lazer

Itapema 59 anos: As histórias e belezas do Canto da Praia

Veja agora o primeiro episódio da série de reportagens do Visor Notícias

Segurança

Polícia divulga imagens de operação que apreendeu R$4 milhões na casa de homem morto em Porto Belo

Os Policiais Civis ficaram contando o dinheiro da apreensão por mais de três horas, sendo apreendido entre dólares, euro e reais a quantia de R$ 4.130.000,00 (quatro milhões, cento e trinta mil reais)