Acolhida na Colônia em Urubici é o projeto de uma associação de agricultoras que proporcionam ao turista uma vivência na vida rural
Quer curtir a serra de Santa Catarina, mas não é fã das temperaturas negativas e da geada? Não há solução melhor do que visitar a região no verão, quando o frio e os criativos bonecos de neve catarinenses dão lugar ao acolhedor clima de fim de ano.
É nessa temporada que Urubici abre as portas para a melhor fase da Acolhida na Colônia, uma associação de agricultores que, no município, reúne dezenas de famílias com o intuito de proporcionar ao turista uma autêntica vivência do campo.
Interessados em conhecer os principais pontos da rota podem dar uma passada na Secretaria de Turismo, onde é possível pegar um mapa e ficar por dentro do que está por vir.
O indicado é separar pelo menos cinco dias para desfrutar de tudo com calma. A rota não é fechada e pode ser feita de carro, bicicleta ou moto, sendo que a maioria das paradas é de fácil acesso.
Cada propriedade tem a sua identidade – e a proposta é justamente levar o visitante a conhecer o dia a dia do agricultor. Algumas paradas são focadas no turismo pedagógico, com oficinas de alimentação, passeios de charrete, atividades com animais e opções de lazer, como tirolesa.
Natureza e mesa fartas
Há também alternativas para os cicloturistas, trilhas ecológicas, pesca de trutas e opções de “colha e pague”. A proposta é realmente promover o turismo de experiência. Para isso, o turista deve entrar em contato com as propriedades para checar a disponibilidade na ocasião.
No verão, especificamente, o visitante pode aproveitar para tomar banho no rio e curtir longas caminhadas ao ar livre, inclusive com trilhas passando dentro dos rios, com mais facilidade.
O melhor da gastronomia da região tem grande presença para quem vai à Acolhida na Serra. Além do café na colônia, a culinária de Urubici esquenta com o tradicional entrevero de pinhão, a rosca de coalhada, paçoca e a disputada bijajica, uma rosca frita doce.
Karoline Moura é formada em Design pela PUC PR, Social Media e Copywriting de ecoturismo, atua tanto em empresas de viagens e turismo, como editora no portal ClicSC.
Mesmo com lotação acima da média em hotéis e apartamentos de aluguel, restaurantes e bares registraram movimento baixo; um dos motivos seria a escolha por imóveis onde possam cozinhar durante a estadia
A obra, que faz parte do selo editorial "Série Mulheres", da Editora Leader, tem coautoria de jornalistas renomadas e prefácios de Analice Nicolau e Mariana Ferreira