keyboard_backspace

Página Inicial

Sem categoria

Aeronaves de Bombeiros e Samu terão aparelhos de ultrassom portátil

A equipe do Samu, composta por 17 médicos que atuam nas aeronaves, será treinada para começar a operar os aparelhos de ultrassom, já neste sábado, 24/02, entre 8h e 18h, no quartel do Corpo de Bombeiros Militar de Balneário Camboriú.

A partir da próxima semana Santa Catarina vai contar com mais um aliado para salvar a vida de pessoas acidentadas ou vítimas de traumas. É o equipamento de ultrassom portátil, que será disponibilizado para uso dos médicos nas aeronaves Arcanjo 01, sediado em Florianópolis e Arcanjo 03, com base em Blumenau.

As aeronaves, frutos da estreita parceria entre o Corpo de Bombeiros Militar e o SAMU, atuam em casos graves, em que as vítimas precisam de intervenção médica e transporte rápido até uma unidade hospitalar. Nesse caso, os diagnósticos de lesões internas auxiliam na rápida intervenção médica já no local do acidente. Outro benefício é que ao chegar no hospital a equipe de suporte médico já vai ter um diagnóstico mais preciso da condição do paciente, agilizando algum  procedimento cirúrgico que seja necessário. Por isso, os equipamentos de ultrassom podem fazer a diferença na manutenção da vida, estabilização e recuperação dos pacientes.

Com a operacionalização dos equipamentos de ultrassonografia, prevista já para a próxima segunda-feira 26/2, Santa Catarina torna-se o único estado Brasileiro a utilizar este tipo de aparelho numa unidade aeromédica, para diagnóstico das vítimas de traumas, no local dos acidentes.

A equipe do Samu, composta por 17 médicos que atuam nas aeronaves, será treinada para começar a operar os aparelhos de ultrassom, já neste sábado, 24/02, entre 8h e 18h, no quartel do Corpo de Bombeiros Militar de Balneário Camboriú.

O treinamento terá certificação pela Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Trauma- SBAIT.

Os equipamentos foram adquiridos por meio de recursos junto ao poder Judiciário. Com investimentos de 31 mil Reais na compra dos equipamentos e de cerca de 16 mil Reais no treinamento da equipe médica, os investimentos totalizaram 47 mil Reais.

O aparelho de ultrassonografia usa a emissão de ondas em determinadas frequências que permitem aos médicos a visualização de órgãos e de estruturas internas do corpo humano. Ele será aplicado nas cenas de emergência para diagnosticar gravidade de hemorragias internas e lesões cardíacas ou órgãos. Também servirá aos médicos para facilitar o acesso venoso de pacientes que precisam de medicação intravenosa, ou em gestantes vítimas de traumas para diagnosticar o estado do bebê.

Mais notícias

Geral

Queda da cabeceira de ponte causa transtornos no trânsito, no abastecimento de água e no gás natural em Brusque

Nenhuma pessoa ficou ferida e os ocupantes conseguiram sair dos veículos após o desmoronamento.

coronavirus

Vacinação em SC: 1.326.887 doses da vacina contra a Covid-19 foram aplicadas

Os grupos prioritários que já iniciaram a vacinação são dos trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência e idosos institucionalizados, indígenas, quilombolas, idosos com 60 anos ou mais e profissionais das forças de segurança e salvamento.