O início de setembro promete ser marcado por variações climáticas significativas em Santa Catarina. O amanhecer desta quinta-feira (31) foi propício para a formação de nevoeiros. Contudo, o sol deve predominar ao longo do dia, com temperaturas em alta. Nas áreas altas da Serra, a previsão indica geada com temperaturas abaixo dos 5°C, enquanto o restante do estado deve registrar entre 10 e 15°C. No período da tarde, o Grande Oeste e Litoral podem atingir temperaturas próximas a 30°C, enquanto as demais regiões devem oscilar entre 22 e 25°C.
A sexta-feira (01) traz uma reviravolta no clima, com a expectativa do retorno da chuva e possíveis temporais. Estes fenômenos devem começar pelo oeste do estado no final da manhã, avançando para outras regiões ao anoitecer. O risco para ocorrências climáticas, como raios, rajadas de vento e granizo, é de moderado a alto, especialmente para o Grande Oeste e áreas próximas ao RS. O vento, de direção nordeste, deve apresentar rajadas moderadas, especialmente nas áreas do Extremo Oeste ao Litoral Sul.
O sábado (02) reserva chuvas persistentes em todas as regiões do estado. As previsões também indicam temporais, rajadas de vento e possibilidade de granizo. A presença constante de chuva mantém as temperaturas mais baixas, com máximas abaixo de 20°C na maior parte de Santa Catarina.
Entre domingo (03) e segunda-feira (04), a chuva se mantém presente e em alguns momentos, de forma intensa. A origem desse cenário está na formação de uma frente fria no Sul do país e um sistema de baixa pressão ao sul do Paraguai, que devem influenciar diretamente as condições climáticas do estado. O risco de ocorrências relacionadas a temporais, alagamentos, enxurradas e deslizamentos é classificado como de moderado a alto.