keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Água de Camboriú investe em tecnologia de geofonamento

A tecnologia busca garantir um abastecimento contínuo e ainda assegurar a qualidade da água que é oferecida

X
Siga-nos no google-news

Com o objetivo de reduzir as perdas de água no sistema de abastecimento, garantir a segurança da distribuição e melhorar a disponibilidade do recurso, a Águas Camboriú mapeia o sistema de distribuição de água nas ruas da cidade, andando por bairros inteiros e buscando ruídos no solo que apontem vazamentos. Um trabalho extremamente minucioso, com um aparelho chamado geofone, equipamento semelhante ao estetoscópio dos médicos. Nele, os profissionais da empresa caminham “ouvindo” a água que passa por dentro da rede de abastecimento.

A tecnologia busca garantir um abastecimento contínuo e ainda assegurar a qualidade da água que é oferecida. A vistoria é feita à noite por conta do ruído e menos interferência de barulhos, principalmente do trânsito.

Uma das principais causas que aumentam as perdas durante a distribuição de água tratada são os vazamentos (visíveis e ocultos). Outra causa que é bastante comum e relevante são os furtos de água. “A utilização do geofone, além de combater o desperdício na rede, beneficia o meio ambiente e a população, uma vez que propicia uma menor retirada de água dos mananciais, consequentemente aumentando também a sua disponibilidade”, pontua Arthur May, gestor operacional da concessionária Águas de Camboriú.

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal ClicSC.
Geral

Semana Santa: Saiba o que fazer e onde comer no feriadão de Páscoa em Florianópolis

Menus especiais de frutos do mar, ovos de Páscoa, brincadeiras infantis, shows musicais. De Norte ao Sul da Ilha, confira algumas opções de programação para toda família

Geral

Veja sobre o Submarino Tonelero será lançado ao mar hoje

Após o lançamento ao mar, a embarcação passará por uma série de testes para avaliação de seus sistemas de combate, navegação e estabilidade em alto mar

Geral

Moradores de Barra Velha vão receber sardinha de graça na véspera de Sexta-feira Santa

Serão distribuídas gratuitamente 5 toneladas de sardinha congelada

Geral

Sucuri de sete metros que foi gravada com holandês é encontrada morta

A serpente foi localizada com seu corpo significativamente inchado; ela era protagonista de diversos documentários