keyboard_backspace

Página Inicial

Utilidade Pública

Água de Penha investe em tecnologia de geofonamento

Com o objetivo de reduzir as perdas de água no sistema de abastecimento, garantir a segurança da distribuição e melhorar a disponibilidade do recurso, a Águas Penha mapeia o sistema de distribuição de água nas […]

X

Com o objetivo de reduzir as perdas de água no sistema de abastecimento, garantir a segurança da distribuição e melhorar a disponibilidade do recurso, a Águas Penha mapeia o sistema de distribuição de água nas ruas da cidade, andando por bairros inteiros e buscando ruídos no solo que apontem vazamentos. Um trabalho extremamente minucioso, com um aparelho chamado geofone, equipamento semelhante ao estetoscópio dos médicos. Nele, os profissionais da empresa caminham “ouvindo” a água que passa por dentro da rede de abastecimento.

A tecnologia busca garantir um abastecimento contínuo e ainda assegurar a qualidade da água que é oferecida. A vistoria é feita à noite por conta do ruído e menos interferência de barulhos, principalmente do trânsito.

Uma das principais causas que aumentam as perdas durante a distribuição de água tratada são os vazamentos (visíveis e ocultos). Outra causa que é bastante comum e relevante são os furtos de água. “A utilização do geofone, além de combater o desperdício na rede, beneficia o meio ambiente e a população, uma vez que propicia uma menor retirada de água dos mananciais, consequentemente aumentando também a sua disponibilidade”, pontua Fernanda Barreto, gestora operacional da concessionária Águas de Penha.

Utilidade Pública

Ataque cibernético compromete serviços da Prefeitura de Balneário Camboriú

Henrique Otte informou que o ataque ocorreu por falta de atualização do programa Windows 10.

Utilidade Pública

Comitiva de vereadores de Itapema discute investimentos em energia com Celesc

Os vereadores buscaram informações sobre o andamento da obra da nova subestação elétrica de Itapema, que está sendo construída no bairro Morretes

Utilidade Pública

Secretaria de Educação de Itapema faz pesquisa sobre retorno às aulas

Os pais poderão optar que os filhos estudem no ensino híbrido (presencial e on-line) ou somente on-line.

Utilidade Pública

Semasa pede que consumidores economizem água por causa da turbidez do Rio Itajaí-Mirim

A previsão é que somente à noite, a partir das 21h, as operações das estações sejam normalizadas.

Utilidade Pública

Águas de Camboriú investe em qualidade da água

Os analisadores monitoram a qualidade da água que chega de Balneário Camboriú em tempo real

Mais notícias