A Águas de Bombinhas elaborou um pacote de medidas emergenciais que será utilizado em momentos decisivos do abastecimento, como períodos de grande movimento na cidade. O documento foi produzido após uma reunião a pedido do prefeito Paulo Henrique Dalago Muller, o Paulinho, e resume um consenso de ações imediatas (para esta temporada, ainda) e outras de médio prazo, com foco no tratamento e distribuição de água em Bombinhas.
Diferentes medidas foram listadas dentro do pacote e, reunidas, estas ações têm o objetivo de agilizar o abastecimento da população em períodos importantes como feriados, temporada de verão e Carnaval. Conforme o coordenador de operações da concessionária, Gabriel Balparda Fasola, as atividades incluem a instalação de novos equipamentos, além de uma revisão da adutora, por exemplo.
“Nesta semana recebemos a visita de engenheiros especializados do grupo Aegea, profissionais enviados de São Paulo para analisar a adutora e focar principalmente nos reforços. Com base nessa visita técnica, novas simulações hidráulicas serão realizadas para minimizar o tempo de recuperação do sistema”, explica.
O pacote de manobras inclui, ainda, instalação de novas bombas, registros, interligações e outras atividades que auxiliem em momentos onde o sistema apresentar baixas pressões. Vale lembrar que esta temporada de verão em Bombinhas superou todas as expectativas – a cidade, que normalmente possui cerca de 20 mil habitantes, passou a ter uma população sazonal de mais de 350 mil pessoas – com base nos dados divulgados pela TPA. “Por isso o plano de medidas emergenciais se mostra uma importante alternativa para o município”, conclui Gabriel.