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Águas de Bombinhas utiliza monitoramento online para otimizar atendimento

Centro de Controle Operacional (CCO) começou a atuar neste verão e acompanha a distribuição de água e sistema de esgoto 24 horas por dia

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Um sistema automatizado na coleta de esgoto e distribuição de água de Bombinhas tem contribuído na gestão dos serviços de forma mais eficiente nesta temporada de verão. O Centro de Controle Operacional (CCO) da Águas de Bombinhas funciona 24 horas por dia e trabalha online, transmitindo e repassando informações de forma instantânea para a central. A ação teve início no mês de dezembro e faz parte de um conjunto de ferramentas implantadas como melhorias de controle para a concessionária. 

Conforme o coordenador de operações da unidade, Jader Milanez dos Santos, o sistema trabalha da seguinte forma: os dados são coletados e enviados através de fibra óptica para o escritório, onde uma equipe especializada de quatro colaboradores operam remotamente os equipamentos instalados. A equipe é capaz de ligar, desligar ou realizar as alterações necessárias para o melhor resultado no sistema. Desta forma, problemas podem ser resolvidos à distância ou direcionando às equipes de forma mais eficaz. 

O equipamento conta com uma moderna tecnologia para seu funcionamento, incluindo quatro telas onde todo o sistema é vistoriado, incluindo amostragens gráficas. Com o CCO, é possível identificar vazamentos através do monitoramento de pressão das redes e monitorar os status de operação de todo sistema de água e esgoto. Ou seja, se um problema ocorre há quilômetros de distância, o setor identifica na hora e emite um alerta para a concessionária.

“Foi um departamento criado especificamente para otimizar o trabalho das equipes que estão na rua, diminuindo o tempo de resposta para os moradores”, explica o coordenador. “Com esta ferramenta, não é necessário que as equipes se desloquem para procurar algum problema, ela é direcionada no foco do mesmo. Automaticamente, já reconhecemos o problema ocorrido na rede e providenciamos a melhor ação para correção”, completa.

Ainda conforme o coordenador, neste verão o sistema já mostrou sua eficiência. Com o auxílio do CCO foram realizados o controle e as programações dos serviços executados pelas equipes de campo, além do suporte oferecido ao atendimento  24h de caminhões-pipa. “Este é um sistema inédito na cidade. Ao todo, temos 40 unidades com monitoramento online e 15 com possibilidade de acionamento remoto, além de 20 pontos de monitoramento de pressão na rede. Ou seja, temos todo o sistema de tratamento e abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto de Bombinhas com cobertura online”, completa Jader.

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