keyboard_backspace

Página Inicial

Utilidade Pública

Águas de Camboriú garante padrões de potabilidade na distribuição de água para a população

Padrão de potabilidade são os valores de referência para determinar se uma água pode ser utilizada para consumo humano

X

A potabilidade da água é assunto da maior importância quando se fala em saúde da população. A água representa cerca de 60% do peso de um adulto e especialistas recomendam o consumo de, no mínimo, 2,5 litros por dia. Segundo o gestor de operações da Águas de Camboriú, Arthur May, a água contaminada e fora dos parâmetros recomendados pelos órgãos reguladores, no entanto, pode transmitir diversas doenças aos seres humanos.

Embora tenhamos muita água em mares, oceanos, rios e geleiras, apenas 0,27% da água está disponível para consumo humano, considerando a água subterrânea à 1 km de profundidade. Nosso principal problema com a água é a possibilidade do seu uso para consumo humano, ou seja sua potabilidade.

Conforme o Ministério da Saúde, padrão de potabilidade são os valores de referência para determinar se uma água pode ser utilizada para consumo humano, tais como para beber, preparar alimentos e para higiene pessoal. No Brasil, a portaria que dispõe sobre os procedimentos para controle e vigilância da qualidade da água é aplicada para recursos captados e distribuídas pelas concessionárias como a Águas de Camboriú e para as águas captadas em fontes e poços.

“Os anexos desta portaria determinam padrões microbiológicos, químicos, radiológicos e organolépticos, atestando que o recurso distribuído para a população estão adequados para garantir a saúde”, explica o gestor da concessionária.

Utilidade Pública

Reservatórios de água de Camboriú passam por nova limpeza com a ajuda de mergulhadores

Segundo o gestor operacional da concessionária Águas de Camboriú, Henrique Gonçalves Mendes, a técnica permite que os reservatórios sejam limpos sem a necessidade do esvaziá-los.

Utilidade Pública

Piçarras sedia Camping Training de Taekwondo neste sábado

Evento de treino de atletas será supervisionado pela Federação Catarinense de Taekwondo

Utilidade Pública

Técnicos do Programa de Controle da Dengue se reúnem para debater estratégias em cidades do Litoral Norte

O encontro ocorreu em Itajaí, na sede do Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres, que fica em frente à pista de atletismo.

Utilidade Pública

Projeto para criação do Parque do Arvoredo é debatido em audiência pública

A audiência foi convocada pelo relator da matéria, deputado Rodrigo Agostinho (PSB/SP) com o objetivo de analisar os impactos da mudança.

Utilidade Pública

Furtos de fiação elétrica causam transtornos em orla da praia de Navegantes

Neste fim de semana, cerca de 750 metros de cabos elétricos foram furtados na orla da praia. O autor do crime foi preso pela Polícia Militar, nesta segunda-feira (10).

Mais notícias

Segurança

Polícia investiga assassinatos causados por possível Serial Killer em Curitiba

Por conta das semelhanças entres os assassinatos, a Polícia Civil trabalha com a hipótese de crime de ódio cometido pela mesma pessoa

Geral

Homem é preso depois de atirar de janela de hotel para a rua em Balneário Camboriú

A arma era um revólver Cal. 32 contendo quatro munições intactas e duas deflagradas