keyboard_backspace

Página Inicial

Utilidade Pública

Águas de Penha orienta: consumo consciente ajuda a preservar fontes hídricas

O Brasil é um dos países que possui a maior disponibilidade de água doce do mundo, 12% de todo este recurso doce do planeta. Entretanto, na última década, muitos lugares têm sofrido com uma crise […]

X

O Brasil é um dos países que possui a maior disponibilidade de água doce do mundo, 12% de todo este recurso doce do planeta. Entretanto, na última década, muitos lugares têm sofrido com uma crise hídrica provocada pelas mudanças climáticas, além do consumo inconsciente por parte da população.

Os mananciais hídricos que abastecem Penha precisam de atenção e cuidados quando o assunto é crise hídrica. Com as fontes de água cada vez mais escassas, todos têm a obrigação de repensar o modo de consumir a água e como reutilizá-la melhor, conscientizando-se para a necessidade de preservá-la a partir da mudança de hábitos.

A concessionária Águas de Penha alerta para a importância de atitudes simples e extremamente eficientes no dia a dia, seja cozinhando, tomando banho ou lavando a louça.

Confira algumas delas:

Banho

Estima-se que em 15 minutos de banho, o ser humano gaste de 135 a 150 litros de água. Ao fechar o chuveiro enquanto se ensaboa e lava os cabelos, você reduzirá o tempo do chuveiro ligado, economizando até 45 litros por vez.

Vaso sanitário

78% de todo consumo doméstico de água é usado no banheiro. Para cada descarga apertada, até 30 litros de água são desperdiçados. Instalando descargas de baixo consumo ou uma caixa d’água acoplada estima-se uma economia entre 10 e 15 litros por descarga.

Lavagem de louças

Em 15 minutos lavando a louça, perde-se cerca de 120 litros de água. Para evitar todo esse gasto, a Águas de Penha aconselha encher a pia até a metade para ensaboar e fechar a torneira. Esvazie a pia e encha-a até a metade novamente para enxaguar. Dessa forma você economiza até 100 litros de água por vez.

Escovando os dentes

Ao escovar os dentes, encha em um copo apenas o suficiente para o enxague. Dessa forma o que seriam 12 litros gastos em 5 minutos se torna uma economia de 11 litros a cada escovação.

Lavar as roupas

Uma máquina de lavar de 5kg consome geralmente 135 litros a cada uso. A partir disso, sempre use a máquina em sua capacidade máxima de roupas, evitando assim maiores usos.

Lavar calçadas

Jamais use mangueira para lavar a calçada, retire as sujeiras com a vassoura e depois use baldes para enxaguar. Em 15 minutos lavando a calçada, gasta-se cerca de 300 litros de água. Usando o método dos baldes, há uma economia de até 260 litros por vez.

Regar jardins

Procure lavar seu jardim no período da manhã ou da noite, pois diminuirá o tempo de evaporação da água. Além disso, use mangueira sempre com esguiche. O que seriam 190 litros em 10 minutos, se torna 100 litros de economia por vez.

Utilidade Pública

Governo de SC anuncia quase R$ 10 milhões investimento nas escolas

O valor será distribuído às 1.064 unidades escolares da rede estadual para compra de materiais e serviços cotidianos, beneficiando cerca de 540 mil alunos.

Utilidade Pública

Governo de Porto Belo adquire novos veículos

Dois dos veículos foram pagos com recursos próprios do Município e um deles através de emenda parlamentar do ex-deputado estadual Patrício Destro.

Utilidade Pública

Piçarras promove castração gratuita em parceria com ONG Capvara

A preferência é dada para fêmeas, animais de rua e pessoas de baixa renda”, explica André Cardoso, diretor de Atenção Primária a Saúde.

Utilidade Pública

Vacinação contra gripe começa na segunda-feira em todo o Brasil

Este ano, devido à pandemia do coronavírus, não haverá uma data específica para a realização do Dia D, data de mobilização nacional para a vacinação.

Mais notícias

Utilidade Pública

Procon de São José atende com agendamento prévio

A medida é necessária para evitar aglomeração de pessoas, sendo que o atendimento deve ser marcado pelo Whatsapp (48) 98477-7790

Segurança

Diarista encontrada morta no rio Itajaí-Açu teria pegado carona com conhecido

Prisão do assassino pode ocorrer nos próximos dias, segundo a Polícia Civil