keyboard_backspace

Página Inicial

Sem categoria

Águas de Penha pede apoio de moradores para a construção de novo sistema de abastecimento

Afluentes detalha projeto do novo sistema de abastecimento de Penha para associações de moradores

X
Siga-nos no google-news

O panorama atualizado do projeto que prevê o sistema próprio de abastecimento para o município, além dos investimentos previstos para amenizar problemas de desabastecimento na temporada 2019/2020 os principais assuntos abordados durante encontro do Programa Afluentes, em Penha.  Realizado pela concessionária Águas de Penha na Pousada Pedra da Ilha, o encontro contou com a participação de representantes de diferentes associações de moradores da cidade.

Criado com a intenção de estabelecer um canal de diálogo com a população de Penha, o Afluentes apresenta o trabalho realizado pela concessionária e ouve as demandas da comunidade. Durante o encontro, o gestor operacional da Águas de Penha, Guilherme Bueno, falou sobre as tratativas junto às prefeituras de Luiz Alves e Navegantes para obter a autorização para passar parte da adutora de 22 quilômetros que captará água do rio Luiz Alves por estas duas cidades.

Tão logo os documentos estejam em mãos, a concessionária buscará as licenças necessárias junto ao órgão ambiental para início das obras. “Será de extrema importância que a sociedade civil organizada nos ajude a solicitar celeridade na aprovação destas licenças para iniciarmos a obra”, ressaltou. A previsão da Águas de Penha é que, após a emissão da licença ambiental, a obra seja concluída em 18 meses.

Para a próxima temporada de verão, a Águas de Penha prevê medidas paliativas para minimizar o efeito do desabastecimento em Penha Entre as medidas, está a de esclarecer aos consumidores a forma correta de dimensionar os seus reservatórios, o de apoiar a empresa fornecedora de água em ações que permitam uma melhor produção e a construção de um reservatório extra para a comunidade da praia de São Miguel. Estas ações, segundo Guilherme, irão contribuir na distribuição do recurso hídrico em momentos de pico, como o Ano Novo.

Durante a reunião, o representante da concessionária deixou claro que o problema de abastecimento em Penha não é a rede em si, mas a oferta de água. Hoje, Penha e Piçarras são abastecidos através do Rio Piçarras, insuficiente para atender as duas cidades no verão. Através de um gráfico, Guilherme exemplificou que a cidade recebeu em média, nos dias de alto consumo, 11 milhões de litros de água, enquanto a demanda era de 21,5 milhões de litros de água por dia. “Mesmo com todos os investimentos realizados ao longo do ano, o desabastecimento foi inevitável neste verão. O que vai resolver definitivamente o problema em Penha é o sistema próprio. Para o próximo verão é fundamental apostar em cisternas e caixas d´água adequadas para o volume de consumo do imóvel”, finalizou.

Sobre o autor:
Redação
Redação ClicSC
Clicsc é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia de Santa Catarina fundado em 2017.

Mais notícias

Geral

Empresário de Itapema abre estabelecimento para coleta de doações às vítimas das enchentes

Foram disponibilizadas as instalações da Marina Jet Life para facilitar a arrecadação e organização de itens essenciais

Geral

Foragido de SP por tentativa de homicídio é preso em Balneário Camboriú

O ataque ocorreu em Ubatuba, São Paulo, no ano de 2008