keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Águas de Penha vai investir R$ 9 milhões na construção de Estação de Tratamento de Água

A concessionária Águas de Penha vai investir R$ 9 milhões para construir uma Estação de Tratamento de Água (ETA Conquista), no bairro Santa Lídia, como alternativa para ampliar o fornecimento de água nos períodos de alto consumo. A ETA vai promover um incremento de 70 litros por segundo de água tratada à cidade, amenizando o risco de desabastecimento no verão. A previsão é de que a obra fique pronta em até 120 dias, a partir da liberação das licenças ambientais necessárias.

A ETA Conquista ocupará uma área de 2.370 metros quadrados nas proximidades da rua Honório Bortolatto. O sistema captará água de uma lagoa e contará com uma adutora de 5 quilômetros que levará água tratada até o reservatório no Mariscal, entregue pela Águas de Penha no final de 2019. De construção metálica, a ETA contará com floculadores mecânicos, decantadores de alta taxa e filtros de areia e antracito (carvão mineral).

Complementam o complexo de tratamento de água, bombas de retrolavagem dos filtros, sistema de recuperação de água de lavagem dos filtros e sistema de adensamento e desaguamento do lodo dos decantadores através de “bags”. Também fazem parte da estrutura a casa de química, sistema de estocagem e dosagem de produtos químicos (sulfato de alumínio, hipoclorito, cal, polímeros e flúor), reservatório elevado de água potável, sala de operação e laboratório, subestação elétrica e gerador diesel, sistema de tratamento de esgotos domésticos (fossa filtro).

Cidades

Governo estuda cinco rotas para implantação do transporte marítimo na Grande Florianópolis

Estudo ainda está na fase de modelagem, que será debatido com as prefeituras

Cidades

Entidades são contrárias ao decreto que altera normas da educação especial

Comissões vão encaminhar um ofício solicitando a revogação do decreto

Cidades

Conheça os números da nova pesquisa para a Prefeitura de Itapema

Em setembro, Santa Catarina registrou o maior consumo de gás natural da história, com uma média diária de 2,1 milhões de m³

Cidades

Parte de casa desaba e mata criança de 2 anos no Litoral Norte de SC

A mãe e uma irmã de 5 anos também ficaram feridas e estão no hospital

Mais notícias