O 11º livro de Ana Lavratti, “Alegria a gente cria”, convida o leitor a administrar a vida com mais protagonismo, sem deixar que a pró-atividade comprometa a leveza e autocuidado. A coletânea com 95 poemas motivacionais terá sessão de autógrafos no próximo dia 31 na finissage do projeto Mulheres à beira de um ataque de artes. O lançamento, com roda de conversa sobre o monólogo interior vencedor – como a escolha das palavras impactam na direção e na dimensão dos nossos sentimentos – será às 17h, no Museu da Escola Catarinense, o MESC, na rua Saldanha Marinho, 196, Centro, em Florianópolis. A participação é gratuita e o livro tem valor promocional de R$ 40,00.
“Enquanto a felicidade é subordinada aos nossos valores e não depende apenas das nossas decisões para ser alcançada, a alegria pode ser buscada de forma pontual e consciente. E é isso que eu incito por meio de poemas: que o leitor construa uma agenda para se abastecer com o ânimo que as pequenas alegrias do dia a dia proporcionam”, explica a autora, que tem graduação e mestrado pela UFSC e que, após 35 anos ocupando inúmeros espaços e canais como jornalista, mostrando toda a sua versatilidade profissional, vem reescrevendo a própria carreira como escritora e editora.
Ana Lavratti convida para o lançamento do seu novo livro – Foto: Isis Lacombe
Vencedora do Prêmio Catarinense de Literatura, da Academia Catarinense de Letras, e do Prêmio ACIF Mulheres que Fazem a Diferença, na categoria Cultura / Economia Criativa, Ana Lavratti também recebeu a Medalha da Academia de Letras dos Militares Estaduais e a Medalha Francisco Dias Velho, no aniversário de Florianópolis. Com notória expertise na redação de biografias, ela passou a escrever post-poemas como ferramenta para praticar o monólogo “vence-dor” numa sucessão de episódios de superação.
“Quando eu tinha bebê de colo, descobri que estava com câncer, e enfrentei o tratamento em pleno luto pela morte da minha mãe. Sete anos mais tarde foi meu marido que ficou doente, submetido a umas 30 cirurgias, o que me obrigou a ficar longe da nossa filha, para morar com ele num quarto de hospital. No ano passado tive dengue hemorrágica, com um quadro muito grave, e tenho certeza de que em algum momento todos se sentem assim: vulneráveis e exauridos; e cultivar alegrias é um aliado, para se abastecer e reagir”, lembra a autora, que transformou seu relicário de memórias em expressões de efeito, distribuídas em 144 páginas.
Ana traduziu seus aprendizados em mantras de produtividade, protagonismo e afirmação do propósito. Entre versos inquietantes e frases de impacto, a autora catarinense desencadeia convincente e sutilmente uma postura mais positiva, ou como ela prefere batizar, a adoção de um “monólogo interior vence-dor” – que nos acolhe e encoraja, em vez de reduzir ou condenar.
O prefácio é de Vanilsa Silvano, presidente do Conselho Estadual da Mulher Empresária. “Nas palavras de Ana, encontramos uma sabedoria que ressoa em nosso coração e nos encoraja a sermos as heroínas de nossas próprias histórias”, resume a presidente do CEME/FACISC. As ilustrações são de Lara Lavratti, filha da autora que cursa Design no Ceart/Udesc, e o projeto gráfico é de Marcela Fehrenbach, finalista do prêmio Jabuti.
Com formato de livro de bolsa, “Alegria a gente cria” será vendido no MESC, no dia 31 de julho, na Flo Tea House e na Essen Vinhos; exemplares também podem ser encomendados no varejo e atacado pelo formulário do site https://analavratti.com.br/.
Fonte: Clicsc
Tags:
Sobre o autor:
Davi Paes e Lima
Davi Paes e Lima é jornalista profissional (2874 - SC) desde 2006. É especialista em Comunicação Empresarial e atua na área de Assessoria de Comunicação há 20 anos, desde 2003 - além de ter passagens por veículos especializados. Desde 2020 está à frente da Paes e Lima Comunicação, agência boutique com base em Florianópolis. No associativismo é diretor de eventos da Associação Catarinense de Imprensa (2023/2026). Colabora com notícias corporativas para o portal ClicSC desde 2022.
Conhecido como o primeiro listening bar da cidade, o Acaiá promove uma experiência matinal inédita no dia 27 de abril, combinando música, brunch e cultura em clima de festa
Empresário do setor gastronômico, sócio do Grupo Alma, compartilha estratégias de gestão e propósito no Conecta 360°, novo espaço da AEMFLO, nesta quarta-feira (23)
Evento “O Negócio da Moda”, voltado para profissionais da moda e da confecção, será realizado nos dias 14 e 15 de maio, no Centro de Convenções da capital goiana; outras edições também estão confirmadas em Caruaru (PE) e Balneário Camboriú (SC)
Somente no estado de Santa Catarina são mais de 1.200 vagas abertas nas 52 unidades de negócio do grupo, incluindo oportunidades nas lojas Fort Atacadista, Comper e Farmácia SempreFort; inscrições são válidas de 28 de abril a 3 de maio