Segundo informações do Climatempo, entre esta quarta-feira (03) e quinta-feira (04), um forte ciclone extratropical deve se formar no litoral do Rio Grande do Sul. Indicações de modelos meteorológicos mostram que este fenômeno no estado gaúcho apresenta características de ciclone bomba, quando o sistema apresenta intensa queda de pressão, maior ou igual a 24hPa em 24 horas.
A presença dessa área de baixas pressões se intensificando, forma as nuvens carregadas que nesta quarta-feira provocam temporais sobre o RS. Há previsão de temporais com chuva forte e volumosa e vento muito forte.
O vento sopra forte na quarta-feira, com rajadas entre 80 e 100km/h a partir do fim da tarde no sul e leste gaúchos.
No decorrer da quinta-feira, o ciclone extratropical atua na costa gaúcha avançando na direção leste/sudeste. O vento sopra forte no sul, no centro-leste e no nordeste e no leste do Rio Grande do Sul, com rajadas entre 80 e 100km/h no sul e leste gaúchos. Ainda pela manhã o vento aumenta de intensidade também em Santa Catarina, com rajadas chegando a 80km/h.
Além das fortes rajadas de vento, o ciclone extratropical ainda provoca chuva forte na quinta-feira. A chuva volumosa é esperada para o sul e leste do Rio grande do Sul e de Santa Catarina.
Mar agitado
A presença do ciclone extratropical ao largo da costa do Rio Grande do Sul provoca vento forte sobre o oceano. O vento soprando intenso e persistente sobre o mar forma as ondas que deixam o mar agitado a partir da noite de quinta-feira nas praias do Sul.