keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Alerta para a falta de água persiste na Grande Florianópolis

Chuvas das últimas semanas não foram suficientes para recuperar reservatórios da região

Siga-nos no google-news

Com volume de chuvas de apenas 13 milímetros na região do Rio Vargem do Braço nos últimos dias, a Casan mantém o pedido de uso controlado da água na região da Grande Florianópolis. O principal manancial do Sistema Integrado de Abastecimento da Grande Florianópolis, popularmente conhecido como Pilões, está com vazão de captação praticamente 50% abaixo do normal.

Ao invés dos habituais 2 mil litros por segundo, a Companhia está captando somente mil litros do Pilões para a Estação de Tratamento de Água Pedro José Horstmann, de onde a água é distribuída para Santo Amaro, Florianópolis, Biguaçu, São José e Palhoça (que compra água da CASAN).

Para compensar a redução, a CASAN reforçou em agosto a captação de água bruta no Rio Cubatão, que tem sofrido menos com a estiagem. Além disso, desde o mês de julho um conjunto de outras ações operacionais, como o controle mais minucioso de pressão e vazão nos diferentes bairros, está permitindo manter o abastecimento neste período de escassez de chuvas.

“Nós agradecemos à população que tem colaborado com um uso bem mais consciente da água”, diz o superintendente da Região Metropolitana, engenheiro Joel Horstmann. “Mas com a previsão de uma primavera pouco chuvosa precisamos manter o pedido de economia”, ressalta.

De acordo com o superintendente, o abastecimento se mantém estável nas cidades atendidas pelo Sistema Integrado, e o monitoramento 24 horas por meio do Sistema Supervisório permite o acompanhamento e a atuação nos casos em que ocorre queda de pressão e vazão. As áreas que necessitam de maior acompanhamento continuam sendo as mais distantes da Estação de Tratamento (as chamadas pontas de redes) e as que ficam em regiões mais altas.

Como planejamento a médio prazo, a CASAN já possui em etapa de licitação o projeto que vai ampliar a captação no Rio Cubatão, tornando o Sistema Integrado da Grande Florianópolis menos dependente do Rio Vargem do Braço.

Sobre o autor:
Redação
Redação ClicSC
Clicsc é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia de Santa Catarina fundado em 2017.
Cidades

Arranha-céu de 211 metros de altura em BC parece até ser transparente e foto viraliza

Conheça o prédio de 61 andares que parece ser 'invisível' em Balneário Camboriú

Cidades

Obra do engordamento chega à Jurerê Tradicional

Para o lado de Jurerê Internacional ser totalmente alargado faltam apenas 60 metros

Cidades

Blumenau: Defesa Civil ordena evacuação de casas em zona de deslizamento

As famílias afetadas foram notificadas na última sexta-feira (10) e terão que deixar os imóveis imediatamente

Cidades

Celebrações marcam os 191 anos de história de Porto Belo

Tradicional corte do bolo acontecerá às 15h

Cidades

Inscrições abertas: Itapema busca profissionais para cargos temporários

Os interessados podem se candidatar até 6 de novembro de 2023