keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Alunos aprendem técnicas de graffiti e colorem paredes da quadra do CEM Tomaz Garcia

Atividade faz parte do projeto “S.O.S Brincadeira – Humanização Pediátrica Hospitalar”

X
Siga-nos no google-news

As paredes internas da quadra esportiva do Centro Educacional Municipal (CEM) Tomaz Francisco Garcia ganharam cores e desenhos nesta sexta-feira (19). Orientados pelo artista Fernando dos Santos Cardoso e usando técnicas de graffiti, alunos do 9º ano A da escola coloriram o espaço, deixando a marca deles no local.

A atividade faz parte do projeto “S.O.S Brincadeira – Humanização Pediátrica Hospitalar”, patrocinado pela Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Balneário Camboriú, da Fundação Cultural. De autoria de Fernando, conhecido como Nando, o projeto previa oficina de graffiti aos estudantes e a produção de um painel no interior do ginásio, como contrapartida social. “Mostrar aos alunos que a arte tem o poder de mudar o visual do colégio foi sensacional. Aproveitei para falar um pouco sobre saúde mental, que o pensamento das pessoas também pode mudar o destino delas. Minha primeira experiência com a arte foi em uma oportunidade como essa, eu pintei um dia o muro da escola onde eu estudava quando criança. E, a partir desse dia, minha vida mudou”, comenta o artista.

A direção da escola acolheu a proposta de Nando como forma de presentear os estudantes do 9º ano, que no próximo mês vão concluir o Ensino Fundamental.

Em agosto, o artista havia finalizado o produto do seu projeto, que era a humanização do setor de Pediatria e UTI Neonatal do Hospital Municipal Ruth Cardoso por meio de pinturas nas paredes. O tema das ilustrações no hospital foi a preservação do meio ambiente, construído de forma lúdica. Foram retratados nas paredes do setor plantas e animais com rostos sorridentes, em cores como azul, verde, vermelho, rosa, amarelo, entre outras.

“A ala pediátrica do hospital está linda, e fazer a contrapartida com os alunos do Tomaz Francisco Garcia foi muito bacana. A LIC proporciona que essas ideias saiam do papel e virem realidade. Os projetos contemplados pela LIC são incríveis e nos trazem muita satisfação por fomentarem a cultura em Balneário Camboriú”, diz a presidente da Fundação Cultural, Denize Leite.

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal ClicSC.
Cidades

Arranha-céu de 211 metros de altura em BC parece até ser transparente e foto viraliza

Conheça o prédio de 61 andares que parece ser 'invisível' em Balneário Camboriú

Cidades

Obra do engordamento chega à Jurerê Tradicional

Para o lado de Jurerê Internacional ser totalmente alargado faltam apenas 60 metros

Cidades

Blumenau: Defesa Civil ordena evacuação de casas em zona de deslizamento

As famílias afetadas foram notificadas na última sexta-feira (10) e terão que deixar os imóveis imediatamente

Cidades

Celebrações marcam os 191 anos de história de Porto Belo

Tradicional corte do bolo acontecerá às 15h

Cidades

Inscrições abertas: Itapema busca profissionais para cargos temporários

Os interessados podem se candidatar até 6 de novembro de 2023