A Anatel autorizou, durante uma reunião nesta quinta-feira (23), o início dos trabalhos de migração e limpeza de espectro em Balneário Camboriú e Camboriú, o que é uma condição necessária para a liberação do 5G. Esse serviço será realizado na próxima segunda-feira (27).
Embora ainda não haja uma data definida para a conclusão desses trabalhos, é certo que a liberação do 5G será antecipada nesses dois municípios. É importante destacar que a instalação do 5G requer uma legislação específica que deve ser aprovada pela Câmara de Vereadores.
Somente após a alteração ou adequação da legislação, as operadoras poderão instalar as antenas necessárias para o funcionamento do 5G.
O que é o 5G e quais são suas características?
O 5G é a quinta geração das redes móveis, que começou a ser desenvolvida nos anos 2000 para substituir a rede 4G. Com uma promessa de oferecer maiores velocidades de conexão e download de dados, a rede 5G pode atingir de 600 Mb/s até 2 Gb/s. Após anos de desenvolvimento e especulação, a rede começou a operar em 2019, mas ainda de maneira limitada.
Em relação à velocidade, a rede 5G teoricamente é mais rápida que a atual rede 4G. Desde a primeira rede digital, o 2G, lançada nos anos 1990 (a rede 1G era analógica), as velocidades máxima e média aumentaram significativamente. No entanto, é importante ressaltar que o 4G ainda está sendo aperfeiçoado e pode chegar a alcançar velocidades maiores do que as apresentadas atualmente. Além da velocidade, a rede 5G também promete menor latência e maior cobertura em relação ao 4G.