keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Anomalia na temperatura de superfície do mar pode estar influenciando a presença de Baleias Jubarte no litoral de SC

No início de maio foi observada uma anomalia positiva na temperatura de superfície do mar no litoral de Santa Catarina, associada a uma anomalia negativa na região oceânica.

X
Foto: João Vianna

As baleias jubarte (Megaptera novaeanglie) habitam a costa brasileira desde o Rio Grande do Sul até o Pará. Na época de reprodução, que vai de julho a novembro, elas migram dos mares antárticos em direção ao norte, em busca de águas mais quentes (Fonte: Projeto Baleia Jubarte: https://www.baleiajubarte.org.br). Isso ocorre porque os filhotes recém-nascidos ainda não acumularam gordura suficiente para resistirem às águas frias do oceano austral (Corkeron e Connor 1999).

Um dos principais fatores que influencia o movimento migratório das baleias Jubarte é a temperatura superficial do mar (Bartollo, et al., 2017). Segundo os autores, existe uma alta correlação entre a densidade de baleias em uma determinada região e a temperatura superficial da água, com picos de densidade em áreas onde as temperaturas se mantêm entre 24o e 25oC. No Brasil, a maior concentração delas está na região de Abrolhos, na Bahia.

No início de maio foi observada uma anomalia positiva na temperatura de superfície do mar no litoral de Santa Catarina, associada a uma anomalia negativa na região oceânica.

Esse fenômeno pode ajudar a explicar a presença das baleias jubartes tão próximas do litoral de Santa Catarina esse ano. Além disso, segundo o projeto Baleia Jubarte, o aumento da população também é responsável pela maior facilidade de avistamento dessas baleias em suas rotas migratórias no sul do Brasil.

O litoral de Santa Catarina é um corredor migratório para essas baleias, que normalmente rumam em direção ao Norte, um pouco mais afastadas da costa, diferentemente da baleia franca (Eubalaena australis), que costuma visitar as nossas praias com frequência.

Excepcionalmente, este ano as baleias jubarte podem ser observadas bem próximas à costa. Há algumas semanas um grupo vem sendo acompanhado na faixa leste da Ilha de Santa Catarina, entre a Ilha do Campeche e a praia do Moçambique. Elas podem ser facilmente avistadas da praia. É possível observar seus borrifos, seu dorso, suas caudas e, com um pouco de sorte e persistência, seus saltos.

Fonte: Clicsc

Geral

Autossabotagem nos negócios é tema de workshop gratuito da Acibalc

A palestra será ministrada pela psicóloga e especialista em desenvolvimento humano e aprendizagem coorporativa, Danielle Gabriel.

Geral

Mulher descobre gravidez na hora do parto em Balneário Camboriú

Questionada sobre os sintomas de gravidez, a mamãe disse que levava uma vida completamente normal

Geral

Dia Mundial da Yoga: atividade terapêutica melhora qualidade de vida

Yoga é de origem indiana e trabalha diversos aspectos do corpo, da mente e do espírito.

Geral

Urubici recebe reforço da Polícia Militar para a Operação Inverno

A intenção da operação é orientar e fiscalizar os turistas na passagem pela cidade e pontos turísticos para amenizar o fluxo intenso.

Mais notícias

Segurança

Homem desaparecido é encontrado morto dentro de poço

A identidade da vítima não foi divulgada até o momento e o IGP deve constatar a causa da morte

Segurança

Jovem é condenado por crime em que vítima foi levada mais de 100 km de carro em SC

Após algum tempo, outros dois homens também entraram no veículo, que seguiu em direção à Serra do Rio do Rastro.