keyboard_backspace

Página Inicial

economia

Apesar do avanço no PIB no 1º trimestre, setor de serviços amarga impactos da pandemia, afirma Fecomércio

De acordo com o vice-presidente da Fecomércio SC, Emilio Rossmark Schramm, o aumento da imunização deve refletir em maior segurança no retorno ao trabalho e na diminuição do isolamento social

X

O Produto Interno Bruto (PIB) nacional avançou 1,2% no primeiro trimestre de 2021 frente ao período imediatamente anterior. Apesar do avanço, o ritmo no crescimento foi menos intenso que os trimestres anteriores (7,8% no 3ºtri./20 e 3,2% no 4ºtri./20). Já no acumulado de quatro trimestres, o PIB diminuiu 3,8%, comparado aos quatro trimestres imediatamente anteriores.

Dentre os segmentos econômicos, o setor de serviço permanece sendo o mais impactado pelas medidas de prevenção e enfrentamento à COVID-19. Os dados do primeiro trimestre apontam leve elevação de 0,4% frente ao trimestre anterior. Além do movimento mais lento, o serviço foi o único setor a apresentar variação negativa em comparação com o mesmo trimestre do ano anterior, queda de 0,8%. Reforça a intensidade dos efeitos negativos a queda no acumulado de quatro trimestres ser em maior grau no setor de serviço (-4,5%) do que os demais setores econômicos (agropecuária -2,3% e indústria -2,7%).

Apesar dos impactos, o setor permanece como principal motor na geração de riqueza, sem levar em consideração o setor público, representando 44,90% do PIB no primeiro trimestre.
Atividades financeiras, de seguros e serviços relacionados (5,0%), Atividades imobiliárias (3,0%) e Informação e comunicação (0,8%) obtiveram resultados positivos. Já Outras atividades de serviços (-13,0%) e Transporte, armazenagem e correio (-8,6) registraram resultados negativos no acumulado em quatro trimestres. As perdas foram influenciadas pela queda nos serviços presenciais, como alojamento em hotéis e similares e serviços de alimentação. Em Santa Catarina, esse resultado é visível no mercado de trabalho formal: 1.839 postos de trabalho foram fechados no agrupamento alojamento e alimentação, com destaque para hotéis (-1.570) e restaurantes e similares (-871).

O comércio, que compõem 17,06% do setor privado, houve elevação de 1,2% em relação ao mesmo período do ano anterior, mas o volume do comércio continua com perdas de 2,4% no acumulado em quatro trimestres.

Consumo

Do lado da demanda, o consumo das famílias encerrou o trimestre do ano estável com movimento de 0,1%, entretanto, apresenta queda de 5,7% no acumulado em quatro trimestres. Esse resultado pode ser reflexo da ausência do auxílio emergencial, que voltou apenas em abril, do agravamento da pandemia e do aumento da inflação.

No Estado, o índice que mensura a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) catarinenses, após atingir o menor nível histórico da série em março de 2021, volta a reagir de maneira sutil em maio, mas segue apontando expectativas negativas.

Vacinação

De acordo com o vice-presidente da Fecomércio SC, Emilio Rossmark Schramm, o aumento da imunização deve refletir em maior segurança no retorno ao trabalho e na diminuição do isolamento social, assim, há elevação das atividades econômicas, principalmente no setor de serviços e comércio, que foram os mais afetados pela pandemia.

A cada aumento de dez pontos percentuais nas doses aplicadas por 100 habitantes, o PIB é revisado para cima em 0,13 pontos percentuais, em média, conforme levantamento do Ministério da Economia, divulgado em Boletim Macrofiscal de maio.

Fonte: Clicsc

economia

Koerich anuncia investimentos, ampliação de centro de distribuição e a inauguração de novas unidades em SC

O empreendimento figura como um dos mais modernos projetos do sul do país, inaugurado em 12 de outubro de 2017

economia

Consórcio BC Eventos vence concessão do Centro de Eventos de Balneário Camboriú

O consórcio BC Events é formado pelas empresas Insight Gestão e Consultoria Ltda e Quality Empresarial Ltda.

economia

Comércio catarinense tem alta de 2,8% nas vendas para o Dia dos Namorados

Entre os itens mais procurados para a tradicional data, estiveram na preferência as roupas, calçados, perfumes e flores

economia

Caixa antecipa pagamento de terceira parcela do auxílio emergencial

Novo calendário começa nesta sexta-feira, para nascidos em janeiro

economia

Programa Terra Boa inicia distribuição de 200 mil sacas de sementes de milho

Com o Terra Boa, o agricultor recebe até cinco sacos de semente e devolve em sacos de milho no próximo ano, com o produto da colheita.

Mais notícias

Segurança

Homem é preso suspeito de abusar sexualmente de duas crianças em SC

O preso foi encaminhado ao Presídio Regional de Blumenau e ficou à disposição do Poder Judiciário da Comarca de Ascurra.

Segurança

Homem desaparecido é encontrado morto dentro de poço

A identidade da vítima não foi divulgada até o momento e o IGP deve constatar a causa da morte