keyboard_backspace

Página Inicial

Coluna Pelo Estado

Após adiamento, eleição define nova gestão da Fecam nesta segunda-feira

Leia na Coluna Pelo Estado de hoje

Após adiamento, eleição define nova gestão da Fecam nesta segunda-feira (27) X
Créditos: divulgação Fecam
Siga-nos no google-news

Clima tenso nos últimos dias que antecedem as eleições da Fecam, que ocorrem nesta  segunda-feira (27) mas que deveriam ter acontecido ainda no final de janeiro. A não homologação das duas chapas concorrentes acirraram os ânimos no processo. Com isso, o atual presidente da entidade, Jorge Luiz Koch, exerçe o seu mandato por um mês a mais que o previsto e restarão 11 meses para a próxima gestão. A prefeita de Vargem, Milena Andersen Lopes, que lidera uma das chapas, chegou a entrar com recurso para que o processo ocorresse na data inicial prevista. “O Recurso foi para solicitar a substituição de um dos candidatos. Todo processo eleitoral democrático permite a substituição de candidatos. Está previsto na legislação eleitoral. A comissão eleitoral, bem como a Comissão Executiva, tinha a prerrogativa de conferir o prazo para ambas as chapas, mas não o fizeram. Qual o sentido de iniciar um novo processo eleitoral sem antes permitir a regularização das chapas?”, questionou ela. A Fecam reitera que o adiamento da Assembleia Geral Ordinária foi respaldado por decisão do Poder Judiciário. A chapa liderada pela prefeita de Vargem não foi homologada por ter um prefeito com atrasos nas suas obrigações estatutárias com a FECAM em dezembro de 2022 e a chapa do prefeito de Penha, Aquiles José Schneider da Costa, não foi aceita por conter em sua composição um prefeito que disse não fazer parte da chapa. Com o adiamento e a reabertura dos prazos, novamente as duas chapas se inscreveram e desta vez, aceitas.  A Chapa Renovação Fecam encabeçada pela prefeita de Vargem conta com um manifesto assinado por 19 prefeitos e pede maior transparência às ações da entidade, fortalecimento institucional, e a união dos executivos municipais em prol do municipalismo. A chapa do prefeito de Penha, intitulada “Força e coragem” conta com o apoio de 18 prefeitos e foi registrada no último dia 15 pelo próprio Aquiles.

Safra no Sul faz preço da cebola cair no país

Um dos ingredientes mais importantes na culinária – a cebola, ficou mais barata nas centrais de abastecimento (Ceasas) do país, no último mês. O preço em janeiro apresentou nova queda, de 35,13% em relação a dezembro de 2022. Os dados são do 2º Boletim do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort), divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). De acordo com o estudo, o preço da cebola teve uma diminuição de pelo menos 20% em todas as Ceasas analisadas. O motivo da baixa nas cotações foi o aumento da oferta do produto no mercado do Sul do país, especialmente de Santa Catarina. Em janeiro, os envios às Ceasas a partir desse estado aumentaram cerca de 25%. Com 33% da produção do país, Santa Catarina destaca-se como o maior produtor nacional de cebola. De acordo com o Boletim Agropecuário da Epagri divulgado em dezembro de 2022, as estimativas para a safra 2022/2023 apontam para uma colheita de 514.715 mil toneladas no estado.

Delegacia para agronegócio

Em uma iniciativa inédita dentro da Polícia Civil de Santa Catarina foi criada o Centro Estadual de Apoio Operacional de Combate aos Crimes Contra o Agronegócio (CAOAGRO/PCSC), que concentra todas as denúncias e operações relacionadas ao setor produtivo catarinense. O CAOGRO da Polícia Civil mantém sua sede em Chapecó, onde concentra todos os boletins de ocorrência registrados no estado – de forma presencial ou online. Segundo o coordenador do Centro, delegado de polícia Fernando Callfass, os crimes contra o agronegócio contemplam não só o roubo de gado, mas todas as infrações que impactam a agricultura, pecuária e a manutenção do status sanitário catarinense.

Créditos: Epagri/divulgação

Comissões

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina concluiu a instalação de três Comissões Permanentes onde foram eleitos os deputados que compõem cada uma delas. Na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público, o presidente escolhido foi o deputado Ivan Naatz (PL). A vice-presidência ficará com o deputado Volnei Weber (MDB). A Comissão de Economia, Ciência, Tecnologia, Minas e Energia será presidida pelo deputado Jair Miotto (União). O vice é o deputado Matheus Cadorin (Novo). E na Comissão de Assuntos Municipais, a presidência será exercida pelo deputado Tiago Zilli (MDB), e a vice-presidência pelo deputado Napoleão Bernardes (PSD).

Curso de Finanças

A Academia FIESC de Negócios está com inscrições abertas para dois cursos voltados a executivos e profissionais interessados em se especializar em finanças ou se preparar para a sucessão nos negócios. A aula magna do MBA em Finanças ocorre na próxima segunda-feira, dia 27, às 19h, e será conduzida por Reinaldo Coelho, sócio-fundador da Triaxis Capital e curador do MBA em Finanças da Academia FIESC de Negócios. A especialização oferecerá imersões híbridas e abordará crescimento (planejamento financeiro e captação de recursos), valor (valuation da empresa e drivers de valor) e investimento (gestão de ativos e de portfólio. Mais informações no site da Fiesc.

SC Inovação

Acontece nesta quinta-feira, 23, o SC Inovação. O evento gratuito e aberto ao público reunirá representantes das universidades, governo do Estado, indústria  e sociedade civil organizada. O tema em debate é o futuro do ecossistema de tecnologia de SC. Abrirão o evento o futuro secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett, representando o governador Jorginho Mello, o também futuro secretário de Relações Institucionais e Governamentais, Edgard Usuy; e o presidente da Fapesc, Fábio Wagner Pinto. Além disso, haverá um painel mediado pelo presidente do Sapiens Parque e do Conselho Deliberativo da ACATE, Daniel Leipnitz.

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Redação
Redação ClicSC
Clicsc é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia de Santa Catarina fundado em 2017.
Coluna Pelo Estado

Desafios e soluções: o estado das barragens em Santa Catarina

No último mês, as chuvas castigaram Santa Catarina. Para amenizar o impacto das águas, foi necessário que a Defesa Civil fechasse as barragens em todo o Estado, principalmente na região do Alto e Médio Vale do Itajaí.

Coluna Pelo Estado

Votação catarinense em Brasília

Confira na coluna Pelo Estado de hoje

Coluna Pelo Estado

Mais um prefeito renuncia ao cargo

A semana inicia com mais um prefeito envolvido na Operação Mensageiros renunciando ao cargo. Luiz Carlos Tamanini (MDB), prefeito de Corupá, apresentou nesta segunda-feira, 21, sua carta de renúncia ao cargo. Agora, com ele, já […]

Mais notícias

Cotidiano

Mercado de modelos em Santa Catarina se destaca por revelar perfis diversos

Antes restrito apenas a um biotipo, atualmente o mercado de modelos conta com perfis diversos, fugindo dos estereótipos padrões, para atender todos os tipos de campanhas

Segurança

WhatsApp ativa modo walkie talkie para grupos com mensagens em tempo real

Novo recurso permite troca instantânea de mensagens de voz, sem substituir chamadas