keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Após vagar por 600 mil anos, objeto misterioso passará próximo ao Sol

Fragmento foi identificado recentemente por meio de dados capturados entre 2014 e 2018

X

Um objeto misterioso está terminando seu período orbital de 600 mil anos e se aproximará do Sol em 2031. Denominado 2014 UN271, o fragmento foi identificado recentemente por meio de dados capturados entre 2014 e 2018 pelo Dark Energy Survey (DES), uma traquitana que pesquisa a energia escura presente no Sistema Solar. Os dados são do site de tecnologia e ciência New Atlas.

O 2014 UN271 é um fragmento da Nuvem de Oort. A região apresenta uma grande concentração de cometas e está localizada no limite do Sistema Solar, aproximadamente a 100 mil UA (Unidade Astronômica). Para maior entendimento, cada UA equivale à distância média entre a Terra e o Sol.

No momento, o objeto misterioso está localizado a 22 UA do Sol, distância menor do que Netuno. O oitavo planeta do Sistema Solar localiza-se a 29,7 UA. Em 2031, por sua vez, o 2014 UN271 deve chegar a apenas 10,9 UA, algo próximo da distância de Saturno, o sexto astro do nosso universo.

A aproximação permitirá aos astrônomos pesquisar um objeto misterioso da Nuvem de Oort sem a necessidade de enviar uma sonda, que poderia demorar milhares de anos para chegar à região. E mais: será uma oportunidade única. Após o evento, o 2014 UN271 levará mais 600 mil anos para se aproximar novamente do Sol.

O acontecimento também vai ajudar os astrônomos a classificar o objeto misterioso. Isso porque ainda não se sabe ao certo qual sua natureza. Cálculos indicam que o 2014 UN271 deve ter entre 100 km e 370 km de diâmetro, o que seria grande para um cometa e pequeno para um planeta.

Vale ainda destacar que, embora tenha dimensões grandes, não será possível vê-lo com muita nitidez, devido à sua distância. A expectativa é que telescópios captem o brilho do objeto misterioso, que deve ser similar ao de Caronte, satélite de Plutão.

Geral

7 lições do esporte que valem para o mundo corporativo

Consultora Luciane Botto enfatiza que líderes empresariais podem aprender muito com o exemplo dos atletas nas Olimpíadas.

Geral

Morre aos 91 anos dona Domingas, tradicional benzedeira de Itapema

A benzedeira nasceu na Meia Praia e morou a vida inteira em Itapema

Geral

Saiba como acompanhar ao vivo as obras de alargamento da praia de Balneário Camboriú

A orla vai passar de 25m para 70m o que vai beneficiar bastante o setor turístico

Geral

Músico Serginho Almeida lança single em reverência ao início da sua caminhada artística

Pouquinho é o primeiro single da carreira do músico e já está disponível em todas as plataformas digitais

Geral

Serra do Rio do Rastro abre nesta sexta, sábado e domingo

As medidas objetivam a visitação segura das serras, com a possibilidade de queda brusca das temperaturas. Ainda assim, autoridades recomendam atenção ao trafegar nas pistas.

Mais notícias

animal

Bombeiros resgatam cadela que ficou com a cabeça presa em cano de PVC

A equipe foi chamada pelo número 193 dos bombeiros, por volta de 17h. A cadela foi resgatada após 20 minutos e devolvida à dona

mundo

Vídeo: Onda de calor extremo está cozinhando os peixes vivos dentro de rios nos EUA

Em um vídeo divulgado na quarta-feira (28), um cardume aparece com graves ferimentos nas escamas