Um artefato explosivo foi encontrado na tarde deste domingo (19), pelo pescador Izaias Rodrigues da Silva embaixo da ponte do Rio Itoupava em Ermo, município no Extremo Sul catarinense. O objeto encontrado assemelha-se a um pequeno projétil de morteiro que seria de utilização exclusiva das Forças Armadas.
Segundo o pescador, o local embaixo da ponte é de fácil acesso, o que o levou a encontrá-lo. Preocupado, Izaias pensou em levar o artefato para a unidade da cidade, mas decidiu procurar ajuda policial antes.
“Cheguei na casa do policial aqui e passei informação com ele do que seria, se seria de verdade ou se era um brinquedo. Até que ele acionou a Polícia Militar da cidade do Turvo que vieram até aqui e pediram para eu aguardar até o Bope chegar”, explicou o pescador em entrevista ao jornalista Jorge Pimentel.
O objeto foi colocado no carro do pescador e levado para um local próximo à Câmara de Vereadores na SC-108. A PM isolou o local e acionou o Bope para análise do artefato. O pescador explicou que, apesar da adrenalina do momento, pensou em evitar uma tragédia maior para as pessoas que estavam próximas ao local.
“Na hora adrenalina deixa o cara meio assim, só queria levar e entregar para a polícia, mas depois eu comecei a pensar. É bastante arriscado, mas podendo evitar uma tragédia maior para o pessoal que estava lá na beira do rio”, disse ele.
O caso segue em investigação pelas autoridades competentes.
Antes restrito apenas a um biotipo, atualmente o mercado de modelos conta com perfis diversos, fugindo dos estereótipos padrões, para atender todos os tipos de campanhas