Se no inverno o acesso aos bairros Morretes e Meia Praia, popularmente conhecido como túnel da Havan, em Itapema, fica com o trânsito completamente parado, imaginem agora com a chegada da temporada de verão. Esse ponto, que recebe o fluxo de moradores e turistas pela saída 149 na BR-101, é um dos trechos mais complicados em relação ao trânsito na cidade. E por isso a Arteris já estuda implatar um semáforo nesse local.
Em nota a Arteris Litoral Sul reforçou que ainda estuda a viabilidade de uma série de novas obras para o trecho concedido – com objetivo de ampliar as condições de mobilidade das rodovias administradas, incluindo essa proposta de implantação de semáforo na passagem inferior. Ainda segundo a concessionária, Este conjunto de novas obras encontra-se em avaliação orçamentária entre Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e concessionária. A execução depende de reequilíbrio contratual – pois não estão previstas no contrato original de concessão, portanto não há data para começar até porque depende de inúmeros fatores.
Entre os problemas desse túnel está o fato das principais ruas de acesso à marginal receberem uma grande demanda de veículos principalmente nos horários de pico. A rua 414 por exemplo é um delas. Uma das poucas saídas para chegar a marginal. Ao contrário, motoristas precisam ir até 406 para acessar mais rapidamente, e mesmo assim, vai esbarrar no trânsito que desde pela marginal. Perguntado sobre essa possibilidade, o cabo Ferreira, responsável pelo Departamento de Trânsito do município deu sua opinião a respeito. Segundo avalia, embora não tenha conhecimento desse estudo, seria interessante colocar o semáforo nas proximidades da saídas das ruas do bairro, onde o maior fluxo acontece.
Texto: Brunela Maria/Visor Noticías