O artesão Agustin Enrique Bosco, natural de Córdoba e morador de Porto Belo há três anos, homenageará o ministro da Cidadania Osmar Terra, em sua visita à Porto Belo no próximo sábado (30), durante o 3º Encontro de Prefeitos e Vices do MDB-SC. O artesão entregará um broche de prata, desenvolvido após consultoria com o Sebrae e Fundação Municipal da Cultura de Porto Belo, que traz evidências culturais do Município.
Augustin faz parte do projeto de artesanato Entre Contrastes, que busca a valorização da cultura local, realizado pelo SEBRAE, juntamente da Fundação Municipal da Cultura de Porto Belo. O prefeito Emerson Stein também foi presenteado com um broche nesta quinta-feira (28) por Agustin, que esteve no Centro Administrativo acompanhado da presidente da Fundação da Cultura Cristiani de Jesus, responsável por acompanhar os artesãos no resgate da identidade cultural na confecção das peças.
De acordo com a presidente Cristiani, a entrega do broche para o prefeito e para o ministro é muito mais que um presente, mas um símbolo para que lembrem sempre com carinho de Porto Belo.
Com o apoio da consultoria do SEBRAE, o broche desenvolvido pelo artesão representa as ondas do mar e a pesca. Através da peça, Augustin reforça a cultura pesqueira da cidade. “Temos cultura, tradição e a pesca que movimenta a nossa comunidade e é uma atividade para se representar, para homenagear e para ser conhecida por todos” – destaca o artesão.
A técnica usada para a confecção dos broches foi a Filigrana, um trabalho extremamente manual, feito com a soldagem de fios muito finos de metal. A origem da filigrana é greco-romana, porém, é em Portugal que a arte se disseminou para produção objetos decorativos e joias.
O projeto Artesanato de Porto Belo, que aconteceu de setembro a dezembro realizará um coquetel de encerramento do projeto no dia 02/12 às 19h no Palco das Artes, com a apresentação dos produtos desenvolvidos durante a consultoria