keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Ataques de 11 de Setembro deixaram milhares de sobreviventes com câncer nos EUA

O atentado deixou cerca de 3 mil pessoas mortas e 6 mil feridas com o desabamento do World Trade Center

Siga-nos no google-news

Há 18 anos, aviões sequestrados por jihadistas derrubavam o complexo de prédios conhecido pelas Torres Gêmeas, em Nova York nos EUA. O atentado deixou cerca de 3 mil pessoas mortas e 6 mil feridas com o desabamento do World Trade Center.

Mas as vítimas do fatídico atentado não ficaram apenas naquele ano de 2001. Anos depois, pessoas ainda sofrem fisicamente com as consequências do caso. Ainda hoje, moradores da cidade que estavam próximo ao local do atentado são diagnosticados com câncer.

A explicação é a nuvem de cinzas e resíduos tóxicos na qual algumas pessoas ficaram imersas no dia da tragédia.

Nova York ainda não terminou de contar as pessoas doentes de câncer e outros males graves, sobretudo de pulmão, ligados à nuvem tóxica que planou durante semanas sobre o sul da ilha.

Socorristas pagaram o preço

As dezenas de milhares de bombeiros, socorristas, médicos ou voluntários que trabalharam no dia no resgate de vítimas foram os primeiros afetados. Em 2011, 10 anos depois do atentado, um estudo publicado pela revista cientifica The Lancet mostrava que estas pessoas enfrentavam riscos maiores de sofrer câncer.  

Ainda mais, um censo do WTC Health Program, que é um programa federal de saúde reservado aos sobreviventes dos atentados de 2001, mostrou que 10.000 deles estão com câncer!

No fim de junho passado, mais de 21.000 sobreviventes tinham se registrado no programa de saúde, duas vezes mais que em junho de 2016. Desses 21.000, cerca de 4.000 foram diagnosticados com câncer, sobretudo de próstata, mama ou pele.

“É impossível para um indivíduo determinar a causa exata (de um câncer), já que nenhum exame de sangue vem com a etiqueta WTC”, mas vários estudos mostraram que “a taxa de câncer aumentou entre 10% e 30% nas pessoas expostas”, explicou à AFP David Prezant, chefe médico dos bombeiros nova-iorquinos.

E se espera que esta taxa aumente no futuro, em consequência do envelhecimento das pessoas expostas e a natureza de certos cânceres, como o de pulmão ou o mesotelioma, que demora de 20 a 30 anos para se desenvolver.

Sobre o autor:
Redação
Redação ClicSC
Clicsc é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia de Santa Catarina fundado em 2017.
Geral

Mormaii Fitness participa da maior feira fitness do mundo na Alemanha

FIBO reúne as últimas tendências e os melhores profissionais do mundo

Geral

Juliano Zanotelli abre exposição de artes inédita, depois de 11 anos, em Florianópolis

“Play na Luz” abre na quarta-feira, dia 9 de abril, no Luz Instalação Bar, no Centro da capital catarinense

Geral, Negócios

De Brusque, Ivan Jasper é convidado para falar sobre o futuro da moda em Fortaleza

Idealizador do ONDM - O Negócio da Moda, o empresário foi um dos palestrantes da programação do Nordeste Fashion Figital

Geral

Inovações na Dermatologia: médica de Florianópolis compartilha tendências apresentadas no congresso da Academia Americana de Dermatologia

A Dra. Débora Cadore participa desde 2008 deste que é o maior congresso internacional para dermatologistas; novos tratamentos para pacientes com alopecias autoimunes foram uma das novidades apresentadas

Mais notícias

Negócios

Empresários inovam e lançam licor de pistache inspirado em gelatos italianos 

Bebida surpreende com vendas expressivas em menos de 30 dias e já expande distribuição para o Sul e Sudeste do Brasil

Colunas e Blogs

Vinhos portugueses com 80% de desconto no Fort Atacadista

Promoção vale até domingo (13) em todas as lojas de Santa Catarina e no site Delivery Fort