keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Atenção: Fase mais intensa do calorão será no final de semana com recordes de temperaturas

Temperatura em algumas cidades deve atingir valores que as pessoas jamais experimentaram em suas vidas

X
Siga-nos no google-news

Se você está achando que a pior fase da onda de calor que atinge o Sul do Brasil já havia passado, um aviso: vem muito mais por aí e os próximos dias serão escaldantes em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O final de semana terá registro de uma massa de ar extremamente quente e persistente. Segundo informações da MetSul Meteorologia, um alerta para um calorão excepcional foi emitido e as máximas no estado gaúcho devem passar dos 40ºC. A onda de calor que já derrubou recordes e estabeleceu marcas históricas entrará no seu período de maior intensidade com novas marcas muito raras ou mesmo inéditas em diversos municípios gaúchos.

Conforme a MetSul, o recorde oficial de maior temperatura já registrada no Rio Grande do Sul pode ser ameaçado. A marca é de 42,6ºC e foi observada em Alegrete em 19/1/1917 e em Jaguarão em 1º de janeiro de 1943. Estações meteorológicas particulares no interior gaúcho, em particular no Noroeste, têm há dias indicado máximas tão altas quanto 43ºC a 44ºC, entretanto somente temperatura observada oficialmente em equipamentos do Instituto Nacional de Meteorologia são computadas para fins de recorde na climatologia histórica.

Balanço da MetSul aponta que várias estações já atingiram recordes e marcas históricas nesta onda de calor. Porto Alegre, que possui dados desde 1910, anotou no último domingo (16) uma máxima de 40,3ºC. Foi a quarta maior máxima oficial na cidade em 112 anos de observações e apenas a terceira vez no último meio século, desde que os registros passaram a ser feitos no Jardim Botânico, em que a capital gaúcha anotou máxima acima de 40ºC. O recorde é de 40,7ºC de 1º de janeiro de 1943 e que por pouco não foi igualado em 6 de fevereiro de 2014 com 40,6ºC.

Bagé registrou no dia 13 temperatura máxima de 41,7°C, recorde absoluto desde a abertura da estação convencional em janeiro de 1912. São Luiz Gonzaga no dia 19 anotou 41,5ºC, a segunda maior máxima desde o começo dos registros em 1913. Nesta quinta (20), Uruguaiana bateu em 42,1ºC, segunda maior máxima desde o começo das medições em 1912, marca só superada pelos 42,2ºC de 1986 e que bateu os 42,0ºC da grande histórica onda de calor de janeiro de 1943. Foi o primeiro registro de 42ºC e a maior máxima na rede do Inmet desde 1986. Teutônia, Santiago, Rio Pardo e Quaraí, dentre outras cidades com histórico de apenas 20 anos em suas estações automáticas, anotaram as maiores máximas desde o começo das medições.

PREVISÃO DE MÁXIMAS PERTO OU ACIMA DE 40ºC GENERALIZADAS

As máximas previstas para esta sexta-feira e o fim de semana vão ficar cerca de 10ºC ou mais acima das médias máximas históricas do mês de janeiro. “Trata-se de um desvio incomum e que somente se observa nesta época do ano em ondas de calor que marcam história e entram para a estatística como as mais intensas”, observa a meteorologista Estael Sias. “A temperatura em algumas cidades deve atingir valores que as pessoas jamais experimentaram em suas vidas pela excepcionalidade do calor previsto que trará máximas sem precedentes em várias décadas e talvez até um século”, resume a especialista da MetSul.

“Em algumas cidades o máximo do calor ocorrerá no sábado e em outras na tarde do domingo, prevê a meteorologista Estael Sias. “Grande parte do Rio Grande do Sul, e mesmo alguns locais de fundo de vale da Serra, terão temperatura ao redor ou acima de 40ºC neste fim de semana”, reforça. Em Santa Catarina não será diferente. As temperaturas serão intensas durante o final de semana.

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal ClicSC.
Geral

Chuva de meteoros Líridas terá pico nesta segunda-feira (22)

O melhor momento para observação do fenômeno será por volta das 4h da manhã

Geral

C&A inaugura loja no Itajaí Shopping com novo conceito de marca

Esta unidade é a terceira loja do país com o novo conceito e a primeira de Santa Catarina

Geral

Atacarejo realiza ‘Festival de Bazar’ com vários produtos para cozinha em promoção

Ação que oferece itens para cozinha, em especial utensílios para forno e fogão, com preços especiais e pagamento facilitado vai até este domingo, dia 21 de abril, em todas as lojas do Fort Atacadista

Geral

Advogada criminalista é destaque na defesa da cannabis medicinal como tratamento de saúde

Raquel Schramm lidera o escritório Schramm Advogados Associados, em Florianópolis, e é diretora jurídica na Associação Brasileira de Pacientes de Cannabis Medicinal

Geral

Quina pode pagar R$ 38 milhões nesta quarta-feira

Prêmio é o maior da história do concurso

Mais notícias

Geral

Chuva de meteoros Líridas terá pico nesta segunda-feira (22)

O melhor momento para observação do fenômeno será por volta das 4h da manhã

Segurança

Mulher morre afogada na Praia da Pinheira em Palhoça

O Corpo de Bombeiros iniciou o trabalho de reanimação, mas a vítima não resistiu