keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Atenção: Massas de ar frio avançam e provocam queda drástica nas temperaturas em Santa Catarina

Preparem os casacos porque vem mais frio por aí!

X

Massas de ar frio estão em deslocamento para Santa Catarina e antecipam uma frente fria que deve chegar ao Estado até a próxima segunda-feira (21), quando começa oficialmente o inverno.  A manhã dessa quinta (17), começou gelada na Serra e no Oeste catarinense. As temperaturas variavam entre a mínima de 2,3°C e a máxima 9,1°C, de acordo com informações da Epagri/Ciram.

Em paralelo, o Litoral de Santa Catarina estava ameno. Foram marcados 13,7°C na Grande Florianópolis e no Norte do Estado. A tendência é que essas temperaturas se estabilizem no decorrer do dia e voltem a cair durante a noite. Além disso, a quinta-feira será de alta nebulosidade para os catarinenses. A previsão é de chuva persistente em toda Santa Catarina, variando de moderada a forte, dependendo do horário do dia. A probabilidade marca entre 60 mm e 80 mm de chuva no Estado, podendo chegar a 100 mm no Litoral durante o final de semana.

Alerta-se para a chance de alagamentos na Grande Florianópolis e no Litoral Sul devido a chuvas intensas durante a madrugada e o início da manhã de domingo (20). De acordo com a meteorologista Gilsânia Cruz, da Epagri/Ciram, a formação de um sistema de baixa pressão – um ciclone – pode ocorrer próximo ao Litoral nos próximos dias.

Desde o meio-dia de quarta (16), o mar está em estado de agitação no Litoral catarinense, sobretudo entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis. As ondas, com direção sul, chegaram a alturas de 1,5 m a 2 m, com picos de 2,5 m. O risco de agitação marítima está moderado nas áreas em amarelo do mapa.

PREVISÃO INVERNO (Junho, Julho, Agosto)

A previsão para o trimestre é de chuva abaixo da média climatológica, especialmente no mês de junho. A chuva deve ser mal distribuída, persistindo a estiagem no estado, agravando a situação nas regiões Oeste e Meio-Oeste.

Destaque episódios com chuva forte em curto intervalo de tempo, ondas de frio e estiagem devem ocorrer no trimestre. Acompanhe a atualização dos avisos meteorológicos diários, na página da Epagri/Ciram e redes sociais.

Climatologia (o que se espera para época do ano):

Os meses de junho e julho são bem parecidos em relação à média climatológica de chuva, variando de 70 a 140 mm do Planalto ao Litoral e, de 110 a 170 mm no Oeste e Meio Oeste, sendo o mês de junho um pouco menos chuvoso em relação a julho. Em agosto a média de chuva sobe um pouco em relação a julho, variando de 110 a 190 mm no Oeste, Meio Oeste e Planalto e de 110 a 150 mm Vale do Itajaí e Litoral.

A chuva é preferencialmente causada pela influência de frentes frias e sistemas de baixa pressão. Também é a época de atuação frequente dos ciclones extratropicais próximos ao Litoral, que oferecem perigo às embarcações, com ventos fortes e mar agitado, que muitas vezes resultam em ressaca.

Temperatura:

No trimestre a previsão é de temperatura abaixo da média climatológica em SC, especialmente em junho. Neste inverno são esperadas pelo menos três ondas de frio, com formação de geada ampla e temperatura negativa, sobretudo nos meses de junho e julho. As condições poderão ser favoráveis a episódios de neve principalmente no Planalto Sul. Dias com grande amplitude térmica diária (diferença de temperatura mínima e máxima) devem ocorrer devido à atuação de massas de ar seco, e não se descarta a ocorrência de veranicos (períodos sem chuva e temperatura mais elevada). Nevoeiros associados à nebulosidade baixa, com redução de visibilidade, também são esperados para as noites, madrugadas e amanhecer dessa estação.

Geral

“Prejuízo à agricultura, às pessoas e congelamento de água”, alerta meteorologista

Riscos de hipotermia para pessoas como moradores de rua, e animais de criação e estimação

Geral

Santa Catarina em alerta: Onda de frio será a mais forte em 66 anos

Máxima em Santa Catarina poderá ser de 0°C e mínimas de -10°C na Serra

Geral

Saiba como funcionará o retorno de quadra entre as avenidas Campos Novos, Adolfo Konder e Nilo Simas em Itajaí

Solução viária solucionará os congestionamentos no local e vai organizar o trânsito

Geral

Deputado catarinense sofre acidente na BR-282

O acidente teria acontecido após o motorista desviar de outro veículo que estava parado sobre a pista

Geral

Penha faz aniversário e quem recebe o presente são alunos da rede municipal

Os novos brinquedos contribuirão para o aprendizado e desenvolvimento das crianças

Mais notícias