keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Atenção: Massas de ar frio avançam e provocam queda drástica nas temperaturas em Santa Catarina

Preparem os casacos porque vem mais frio por aí!

X
Siga-nos no google-news

Massas de ar frio estão em deslocamento para Santa Catarina e antecipam uma frente fria que deve chegar ao Estado até a próxima segunda-feira (21), quando começa oficialmente o inverno.  A manhã dessa quinta (17), começou gelada na Serra e no Oeste catarinense. As temperaturas variavam entre a mínima de 2,3°C e a máxima 9,1°C, de acordo com informações da Epagri/Ciram.

Em paralelo, o Litoral de Santa Catarina estava ameno. Foram marcados 13,7°C na Grande Florianópolis e no Norte do Estado. A tendência é que essas temperaturas se estabilizem no decorrer do dia e voltem a cair durante a noite. Além disso, a quinta-feira será de alta nebulosidade para os catarinenses. A previsão é de chuva persistente em toda Santa Catarina, variando de moderada a forte, dependendo do horário do dia. A probabilidade marca entre 60 mm e 80 mm de chuva no Estado, podendo chegar a 100 mm no Litoral durante o final de semana.

Alerta-se para a chance de alagamentos na Grande Florianópolis e no Litoral Sul devido a chuvas intensas durante a madrugada e o início da manhã de domingo (20). De acordo com a meteorologista Gilsânia Cruz, da Epagri/Ciram, a formação de um sistema de baixa pressão – um ciclone – pode ocorrer próximo ao Litoral nos próximos dias.

Desde o meio-dia de quarta (16), o mar está em estado de agitação no Litoral catarinense, sobretudo entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis. As ondas, com direção sul, chegaram a alturas de 1,5 m a 2 m, com picos de 2,5 m. O risco de agitação marítima está moderado nas áreas em amarelo do mapa.

PREVISÃO INVERNO (Junho, Julho, Agosto)

A previsão para o trimestre é de chuva abaixo da média climatológica, especialmente no mês de junho. A chuva deve ser mal distribuída, persistindo a estiagem no estado, agravando a situação nas regiões Oeste e Meio-Oeste.

Destaque episódios com chuva forte em curto intervalo de tempo, ondas de frio e estiagem devem ocorrer no trimestre. Acompanhe a atualização dos avisos meteorológicos diários, na página da Epagri/Ciram e redes sociais.

Climatologia (o que se espera para época do ano):

Os meses de junho e julho são bem parecidos em relação à média climatológica de chuva, variando de 70 a 140 mm do Planalto ao Litoral e, de 110 a 170 mm no Oeste e Meio Oeste, sendo o mês de junho um pouco menos chuvoso em relação a julho. Em agosto a média de chuva sobe um pouco em relação a julho, variando de 110 a 190 mm no Oeste, Meio Oeste e Planalto e de 110 a 150 mm Vale do Itajaí e Litoral.

A chuva é preferencialmente causada pela influência de frentes frias e sistemas de baixa pressão. Também é a época de atuação frequente dos ciclones extratropicais próximos ao Litoral, que oferecem perigo às embarcações, com ventos fortes e mar agitado, que muitas vezes resultam em ressaca.

Temperatura:

No trimestre a previsão é de temperatura abaixo da média climatológica em SC, especialmente em junho. Neste inverno são esperadas pelo menos três ondas de frio, com formação de geada ampla e temperatura negativa, sobretudo nos meses de junho e julho. As condições poderão ser favoráveis a episódios de neve principalmente no Planalto Sul. Dias com grande amplitude térmica diária (diferença de temperatura mínima e máxima) devem ocorrer devido à atuação de massas de ar seco, e não se descarta a ocorrência de veranicos (períodos sem chuva e temperatura mais elevada). Nevoeiros associados à nebulosidade baixa, com redução de visibilidade, também são esperados para as noites, madrugadas e amanhecer dessa estação.

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal ClicSC.
Geral

Dono do Fort Atacadista, Grupo Pereira dobra as doações para o Troco Solidário em prol das vítimas das enchentes

A companhia dobrará o valor total arrecadado ao longo de todo o mês de maio com as doações nas mais de 100 lojas que integram o grupo varejista em 7 estados

Geral

Playing for Change lança “Merceditas” com Renato Borghetti em campanha de arrecadações para o RS

Gravação ocorreu em Barra do Ribeiro, uma das cidades afetadas pelas chuvas no estado. Campanha já enviou 22 toneladas de medicamentos ao Rio Grande do Sul

Geral

Itapema envia nova equipe para ajudar no atendimento à população do Rio Grande do Sul

Terceira equipe enviada está levando barco, viaturas e medicamentos

Geral

Solidariedade: Hemosc envia ao Rio Grande Sul 848 bolsas de hemocomponentes

De 2 a 9 de maio, foram recebidos 4.728 candidatos, dos quais 3.906 efetivaram a doação,

Geral

Em operação inédita, serviço aeromédico do SAMU realiza transporte duplo de gestantes

As gestantes que estavam de 24 e 34 semanas apresentavam necessidades de internação na UTI Neonatal

Mais notícias

Geral

Dono do Fort Atacadista, Grupo Pereira dobra as doações para o Troco Solidário em prol das vítimas das enchentes

A companhia dobrará o valor total arrecadado ao longo de todo o mês de maio com as doações nas mais de 100 lojas que integram o grupo varejista em 7 estados

Grande Florianópolis

Na capital, The House é sucesso de público e arrecadações na Casa Hercílio Luz

O coletivo de moda criativa organizado pelo trio Carol Lobato, Luiza Freyesleben e Renata Costa movimentou Florianópolis e arrecadou donativos para o Rio Grande do Sul