keyboard_backspace

Página Inicial

coronavirus

Ator Paulo Gustavo apresenta melhoras e médicos querem tirar “pulmão artificial”

Desde 13 de março, o ator está internado por complicações da Covid-19

X

A técnica do ECMO (oxigenação por membrana extracorporal), o “pulmão artificial”, que foi instalado no ator Paulo Gustavo, para auxiliar no tratamento na Unidade de Terapia Intensiva, poderá ser retirado nessa semana. O artista tem apresentado sinais surpreendentes de recuperação das funções respiratórias e isso tem motivado a equipe médica a suspender a terapia com o equipamento. 

Desde 13 de março, o ator está internado por complicações da Covid-19 no hospital Copa Star, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Mesmo intubado há mais de um mês, Paulo Gustavo tem uma evolução extraordinária do quadro com reação da atividade autônoma dos órgãos. Assim, a expectativa por parte da equipe médica é que ele possa ser retirado do ECMO (oxigenação por membrana extracorporal). Ainda conforme a reportagem, familiares e amigos estão otimistas com sua recuperação. A equipe do hospital está cautelosa, porém reconhece que o quadro clínico é mais favorável que o das últimas semanas.

Boletim médico

De acordo com o último boletim médico divulgado à imprensa em 19 de abril, o quadro clínico do artista é de estabilidade, “com alguns sinais mais evidentes de recuperação das funções pulmonares” e boa resposta a pequenos estímulos. A nota informara que ainda havia a necessidade de manter a técnica de ECMO e também a ventilação mecânica.

Entenda a técnica de ECMO

A Coordenadora de ECMO pediátrica da BP – a Beneficência Portuguesa de São Paulo, Larissa Gondim acrescenta que a técnica é usada como suporte para salvar as pessoas. “A ECMO é uma terapia ponte para alguma coisa. Por exemplo, é uma ponte para recuperação pulmonar, no caso da Covid. Uma ponte para recuperação após cirurgia cardíaca. O procedimento salva muitas vidas, mas quando a doença é reversível e com chance de recuperação”, salienta.

coronavirus

SC tem três regiões em nível grave e 13 em situação gravíssima, aponta Matriz de Risco do coronavírus

A única região avaliada com risco máximo em todos os quesitos foi a do Alto Vale do Rio do Peixe.

coronavirus

SC ultrapassa 2 milhões de doses aplicadas contra a Covid-19

O Governo de Santa Catarina recebeu nesta sexta (14), nova remessa com mais 35.600 doses da vacina Coronavac.

coronavirus

Governo de SC autoriza retomada de cirurgias eletivas

A liberação exclui os hospitais que estejam com estoques críticos de fármacos anestésicos intravenosos e bloqueadores neuromusculares

coronavirus

Empresas devem afastar gestantes de atividades presenciais na pandemia

Lei sancionada determina afastamento, mas deixa empregadas à disposição para trabalho remoto. Especialista em Direito Empresarial e do Trabalho, Maikon Matoso analisa complicações decorrentes da decisão

Mais notícias

Segurança

Familiares acusam dono de creche de Itapema de abusar sexualmente de crianças e fazem manifestação por justiça

Os relatos, todos muito semelhantes, foram reunidos e colados na parede da creche onde os pequenos eram levados e que, depois da primeira denúncia, fechou as portas imediatamente sem levantar suspeitas do que poderia ser.

Geral

Prefeito de São Paulo Bruno Covas morre vítima de câncer

Covas já estava licenciado do cargo desde o início de maio, quando houve piora do quadro. Nunes assumiu como prefeito em exercício em 3 de maio.