keyboard_backspace

Página Inicial

Tempo

Autoridades emitem alerta para ciclones em Santa Catarina

Marinha emitiu um alerta para ventos de até 61 km/h entre as noites de sexta e sábado

Imagem mostra ciclone X
Foto: Divulgação/Defesa Civil
Siga-nos no google-news

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta sobre a formação de dois ciclones extratropicais previstos para se formarem nos próximos dias no Sul do Brasil, com potencial para causar chuvas acumuladas, ventos fortes, agitação marítima, ressacas e alagamentos costeiros.

O primeiro ciclone será registrado no sábado (8), entre os litorais de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, enquanto o segundo tem previsão de aparecer entre terça e quarta-feira, no litoral do Rio Grande do Sul e do Uruguai.

O impacto mais significativo do primeiro ciclone deve ser percebido no domingo pela manhã, com chuvas que podem acumular até 50 milímetros em 24 horas no sul de Santa Catarina. A Marinha também emitiu um alerta para ventos de até 61 km/h do Sul até Florianópolis entre as noites de sexta e sábado.

Além disso, há previsão de ressaca na região Sul, até Laguna, com ondas que podem alcançar 2,5 metros entre a manhã de sábado e a madrugada de domingo. Em contraponto, a Epagri/Ciram indica que a média histórica de chuvas esperada para todo o mês de julho na região varia entre 110 e 130 milímetros.

O segundo ciclone deve trazer chuva, rajadas intensas de vento no litoral, mar agitado, alagamentos costeiros e ressaca. Segundo o engenheiro civil especializado em geotecnia, Ricardo Mirisola, a formação de ciclones é comum nesta época do ano devido à presença de frentes frias que encontram uma zona de baixa pressão.

Mirisola alerta para os riscos gerados pela influência desses fenômenos, especialmente as chuvas intensas. Tais condições exigem um estado de alerta, pois podem levar a inundações, sobrecarregando a capacidade dos sistemas de drenagem, e até mesmo causar deslizamentos de terra.

Para mitigar os riscos, Mirisola aconselha a população a evitar áreas com risco de inundação e permanecer atenta a sinais de um possível deslizamento, como a presença de chuva com lama e pedaços de terra. Também recomenda o acompanhamento dos canais de comunicação da Defesa Civil.

Os ciclones, embora sejam eventos naturais e comuns, exigem preparação e conscientização das pessoas que vivem nas áreas afetadas, para garantir a segurança de todos.

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal ClicSC.
Tempo

Frente fria traz chuva e temperaturas baixas para SC na última semana de inverno

Chuva persistente e clima ameno marcam a transição para a primavera

Tempo

Alerta para onda de calor em SC! Domingo pode registrar até 40ºC

Até a próxima quinta-feira (12) as temperaturas ficarão altas e com baixa umidade do ar

Tempo

Chuva preta pode atingir o Sul do Brasil nos próximos dias

Fenômeno causado por queimadas afeta agricultura e saúde

Tempo

Veranico traz temperaturas acima de 30º C no fim de semana em SC

O auge do calor está previsto para domingo (18)

Mais notícias

Geral

South Run promove mutirão de limpeza na Praia do Riozinho, em Florianópolis

Atletas, patrocinadores e comunidades estarão reunidos no próximo sábado, dia 21, a partir das 8h30, para ações de educação, conscientização e proteção ambiental em parceria com a Mysticeta Research

Eventos

Novo food hall em Florianópolis recebe convidados em noites de pré-inauguração

Nos dias 11 e 12 de setembro, o Estação Santa Mônica recebeu imprensa, formadores de opinião e convidados; empreendimento abriu oficialmente na última sexta-feira (13)