keyboard_backspace

Página Inicial

Cultura e Lazer

Bailarina de Balneário Camboriú participa de residência artística em Brasília

Projeto Take, que tem apoio da Lei de Incentivo à Cultura do município, prevê oficinas e apresentação on-line como contrapartida

X
Siga-nos no google-news

A bailarina Caroline Calcaterra, de Balneário Camboriú, ficou sete dias imersa em uma residência artística com a companhia Nós no Bambu, de Brasília (DF). O objetivo foi pesquisar a dança contemporânea com uso de instrumentos acrobáticos feitos com bambu. Os aprendizados e experiências do estudo, realizado em fevereiro deste ano, vão inspirar oficinas e uma apresentação on-line oferecidas, em abril, como contrapartida cultural. O projeto “Take – A dança contemporânea aplicada ao estudo Corpo-bambu” é patrocinado pela Lei de Incentivo à Cultura de Balneário Camboriú.

A residência artística com a companhia Nós no Bambu, que desenvolveu o Movimento Integral Bambu e tem mais de 18 anos de atividades na área, além de vários espetáculos em cartaz, foi ministrada pelas instrutoras Poema Muhlenberg e Ana Flávia Almeida. Ao todo, foram 5 dias de residência e dois dias de pesquisa livre em Brasília. A temática do projeto foi o encontro da proponente com os instrumentos acrobáticos feitos de bambu e a experimentação de movimentos com essas formas.

“Na residência explorei a dança contemporânea e o estudo Corpo-bambu, que é a união dessas formas. Também foram abordados outros temas como a prevenção com lesões através de exercícios de mobilidade, a criação de instrumentos acrobáticos com bambu e as possibilidades cênicas, usando técnicas e interações corporais poéticas”, explica a proponente do projeto e bailarina, Caroline Calcaterra.

Inscrições abertas para oficina

O resultado dessa experiência artística será apresentado ao público em forma de performance no dia 16 de abril, às 21h, no canal de YouTube do Núcleo Corpóreo: https://www.youtube.com/channel/UC9mM1T-epoTbh7SpqD3qKmA.

Caroline também vai oferecer duas oficinas gratuitas como contrapartida cultural. O primeiro encontro será destinado a bailarinos e abordará a mobilidade e a criação de movimentos com elementos e formas feitas de bambu. A aula será ministrada no Studio de Dança Adriana Alcântara, no dia 18 de abril, às 15h. Serão oferecidas apenas oito vagas para respeitar o distanciamento social e as medidas sanitárias de prevenção ao coronavírus. A inscrição deve ser feita antecipadamente pelo e-mail [email protected].

A segunda oficina será ofertada a crianças e professores do projeto Oficinas, de Balneário Camboriú. O encontro, com vagas limitadas devido à pandemia, vai abordar a mobilidade e o movimento com bastão de bambu. A data, horário e local da oficina estão em definição em conjunto com a Fundação Cultural do município.

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal ClicSC.
Cultura e Lazer

Itapema comemora 62 anos com show de Rick e Renner na Praça da Paz

O show gratuito será realizado no domingo (21) e será aberto pelo cantor Nego Joe

Cultura e Lazer

Memorial da Comunicação Catarinense tem projeto aprovado pelo Programa de Incentivo à Cultura

Recursos de R$ 548 mil serão captados em empresas, que poderão abater parte do ICMS devido para patrocinar esta ação cultural

Mais notícias

Geral

Atacarejo realiza ‘Festival de Bazar’ com vários produtos para cozinha em promoção

Ação que oferece itens para cozinha, em especial utensílios para forno e fogão, com preços especiais e pagamento facilitado vai até este domingo, dia 21 de abril, em todas as lojas do Fort Atacadista

Geral

Advogada criminalista é destaque na defesa da cannabis medicinal como tratamento de saúde

Raquel Schramm lidera o escritório Schramm Advogados Associados, em Florianópolis, e é diretora jurídica na Associação Brasileira de Pacientes de Cannabis Medicinal