keyboard_backspace

Página Inicial

Animal

Baleia-bicuda é encontrada morta em Barra Velha

Pesquisadores da Unidade de Estabilização de Animais Marinhos da Univali em Penha atuam para identificação da causa da morte do anima

X
Divulgação
Siga-nos no google-news

A Unidade de Estabilização de Animais Marinhos da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em Penha, executora do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), registrou na manhã de sexta-feira, 8, o encalhe de uma baleia-bicuda da família Ziphiidae, na Praia do Tabuleiro, em Barra Velha, no litoral norte, de Santa Catarina. 

https://www.univali.br/noticias/PublishingImages/julho-2017/2021-10-08-baleia%20%282%29.jpeg

O mamífero encalhou na praia com vida, mas foi a óbito na sequência. A equipe técnica da Univali esteve no local para prestar o atendimento veterinário, e confirmou a morte do cetáceo. 

A equipe da Univali organiza, agora, a realização do exame anatomopatológico em campo. A necropsia será fundamental para tentativa de identificação da condição de saúde do cetáceo ao encalhar na praia e possíveis suspeitas de causa de morte.

Para tanto, os pesquisadores pediram ao público que respeitem a área de isolamento da equipe técnica; evitem aproximações, uma vez que o exame de necropsia envolve risco biológico; e  que não exponham crianças ou pessoas com sensibilidade ao local, pois o procedimento será feito em campo e há exposição de vísceras.

Para realizar o procedimento, a equipe técnica estará devidamente equipada com acessórios para proteção individual uma vez que trata-se de animal selvagem, de vida livre, que pode transmitir zoonoses ao ser humano. 

O PMP-BS é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos.

Ele tem como objetivo avaliar possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, por meio do monitoramento das praias e atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos encontrados mortos.

O PMP-BS é realizado desde Laguna (SC) até Saquarema (RJ), sendo dividido em 15 trechos. A Univali monitora o Trecho 4, compreendido entre Barra Velha e Governador Celso Ramos, em Santa Catarina. Mais informações sobre condição de saúde, causa de morte e identificação da espécie serão repassadas à imprensa após as avaliações.

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Silvio
Silvio Matheus
Silvio Matheus é jornalista. Estudou jornalismo na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e trabalhou como Assessor de Imprensa da Prefeitura de Itapema, Assessor da Câmara de Vereadores de Itapema e editor do jornal diário O Atlântico. Desde 2019 trabalha como jornalista, editor e filmmaker no site de notícias ClicSC.
Animal

Fort Atacadista doa R$8 mil para entidades de proteção animal em SC

A Associação Amor Animal, de Itajaí, e a ONG Adote Lages foram as duas entidades filantrópicas em prol da causa animal beneficiadas em Santa Catarina, nesta quarta-feira (04/12), durante inaugurações do Fort Atacadista

Animal

Após quase três séculos, Bugios-ruivos voltam a povoar SC

Primatas nativos da Mata Atlântica e listados entre as 25 espécies mais ameaçadas do mundo, desapareceram da região no século XVIII

Animal

Balneário Shopping realiza feira de adoção de pets neste sábado

Evento em parceria com a ONG Defesa Animal busca encontrar lares para cães

Mais notícias

Segurança

Entre o fim de 2024 e primeiras horas de 2025, cinco mulheres foram agredidas no Litoral Norte de SC

Agressão foram registrados em Itajaí, Balneário Camboriú, Penha, Barra Velha e Porto Belo

Tempo

Inmet emite Alerta Laranja para tempestades severas em SC

O alerta inclui o Vale do Itajaí e o Norte Catarinense