keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Baleia identificada em Santa Catarina é avistada perto da Antártica

O catálogo brasileiro contém cerca de 1 mil baleias-francas identificadas

X
Divulgação

Uma baleia que foi identificada em 2007 no Morro dos Conventos, na cidade de Araranguá, no Sul de Santa Catarina, foi avistada próximo da Antártica. Karina Groch, que é diretora de pesquisa do Projeto Franca Austral, essa é a primeira vez que uma baleira-franca catalogada no Brasil é avistada em uma área de alimentação da espécie.

O registro do nascimento do animal foi feito em 2002, em Santa Catarina. Em 2005 e 2007 ele foi avistado pelos pesquisadores em SC. “Quando ela nasceu avistamos duas vezes: uma em Araranguá e outra na praia de Itapirubá Norte [em Imbituba], próximo a nossa sede, e em 2005 em Balneário Gaivota, um pouco ao Sul de Araranguá”, explica.

Karina explica que a localização da baleia foi feita por meio da comparação de fotos aéreas do Catálogo Brasileiro de Fotoidentificação das Baleias-Franca, com imagens obtidas durante uma expedição realizada no início de 2020 pela equipe do South Georgia Right Whale Project.

O catálogo brasileiro contém cerca de 1 mil baleias-francas identificadas. As fotos do Brasil foram comparadas com outros 16 animais. Além do catálogo nacional, as fotos foram comparadas com animais da Argentina, Uruguai e África do Sul.

Fonte: Clicsc

Geral

Porto Belo passa a apoiar Rede Feminina de Combate ao Câncer de Itapema

O prefeito Emerson Stein destaca a gratidão pelo apoio que a Rede Feminina tem dado à Porto Belo nos últimos anos

Geral

Itapema 59 anos: A pesca, as praias e o progresso

Assista agora ao quarto episódio da Série do Visor Notícias e se emocione

Geral

Entenda como a tempestade subtropical “Potira” vai impactar Santa Catarina nos próximos dias

Ciclone que está sobre o mar passou a a ser considerada tempestade subtropical

Geral

VÍDEO: Capivara com mais de 57 kg invade residência

Resgate do animal deu bastante trabalho para a equipe

Mais notícias

Cidades

Ondas provocadas pela tempestade subtropical Potira fecham porto de Itajaí

O canal de acesso ao complexo portuário de Itajaí precisou ser fechado hoje devido à instabilidade do tempo, causada pela tempestade subtropical Potira. De acordo com a praticagem, responsável pelas manobras de entrada e saída […]

Segurança

Carro cai e represa e mãe e filha morrem afogadas em São Bento do Sul

Mãe e filha morreram afogadas depois de uma saída de pista registrada na BR-280, em São Bento do Sul, no Norte de Santa Catarina. O carro em que elas estavam caiu em um lago de […]