keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Baleia-jubarte emalhada é encontrada morta em Florianópolis

Uma baleia-jubarte ( Megaptera novaeangliae ) com artefatos de rede de pesca presos ao corpo foi avistada boiando morta próximo à Praia da Galheta, em Florianópolis, na manhã desta quarta-feira, 26. Com a mudança na […]

X

Uma baleia-jubarte ( Megaptera novaeangliae ) com artefatos de rede de pesca presos ao corpo foi avistada boiando morta próximo à Praia da Galheta, em Florianópolis, na manhã desta quarta-feira, 26. Com a mudança na ondulação prevista para os próximos dias, a expectativa é que o animal encalhe na praia. A R3 Animal, por meio do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), está autorizada a resgatar animais encalhados vivos ou mortos somente na praia.

Duas baleias emalhadas

Desde a semana passada, duas baleias-jubarte foram avistadas com redes presas ao corpo próximo às praias de Florianópolis. A primeira foi na quinta-feira, 20. Após recebermos imagens do animal, uma equipe saiu a procura, mas a baleia não foi avistada.

No sábado, 22, a equipe da R3 Animal confirmou a ocorrência de outra baleia emalhada próximo à Praia da Barra da Lagoa e acionou a Equipe do Protocolo de Encalhes e Emalhes da Área de Proteção Ambiental da Baleia-Franca/ICMBio (APABF). Devido ao avançado da hora e baixa luminosidade, não foi possível realizar a intervenção com segurança.

No domingo, foram realizadas buscas desde a Barra da Lagoa até o Morro das Pedras e o animal enredado não foi encontrado. No entanto, outras 13 baleias-jubarte, em cinco grupos distintos, foram avistadas nadando e socializando na região.

É importante ressaltar que o procedimento para retirada de rede é arriscado tanto para a baleia como para as pessoas e só deve ser realizado por pessoal treinado, devidamente equipado e oficialmente autorizado.

As baleias-jubarte migram para o litoral brasileiro para reproduzir, mas a principal área de concentração é o Banco dos Abrolhos, uma extensão da plataforma continental localizada no Sul da Bahia e Norte do Espírito Santo. As baleias-jubarte já saíram da lista de espécies ameaçadas de extinção e agora com o aumento populacional estão aparecendo com mais frequência em outros locais da costa brasileira.

Elas podem atingir cerca de 16 metros de comprimento e pesar entre 35 a 40 toneladas. Se alimentam basicamente de pequenos crustáceos chamados de Krills, filtrando água através das barbatanas (placas de queratina que descem do céu da boca).

Geral

Prefeitura de São José promove o incentivo à alimentação e à agricultura familiar

Atualmente o Município conta com 19 agricultores familiares vinculados, sendo ofertados mais de 30 produtos orgânicos,

Geral

Justiça volta a negar revogação de prisão preventiva de caminhoneiro que arrastou moto na BR-101

O caso ficou conhecido nacionalmente depois que as cenas do caminhão arrastando a moto com o piloto pendurado na porta do motorista, por mais de 20 quilômetros

Geral

Carro de deputado catarinense tem dois pneus estourados na BR-470

O deputado estadual de Santa Catarina, Ismael dos Santos (PSD), teve dois pneus de seu carro estourados após passar em um buraco na BR-470, na descida da Serra de São Miguel, próximo a cidade de […]

Geral

Estranho comportamento do núcleo da Terra tem deixado cientistas intrigados

O estudo foi realizado por sismólogos da Universidade da Califórnia, em Berkeley, nos Estados Unidos, e publicado na revista científica Nature Geoscience

Geral

Vídeos impressionantes mostram navio desgovernado atingindo balsas no Porto de SP

Navio dinamarquês estava carregado com contêineres cheios no momento do acidente

Mais notícias

Geral

Prefeitura de São José promove o incentivo à alimentação e à agricultura familiar

Atualmente o Município conta com 19 agricultores familiares vinculados, sendo ofertados mais de 30 produtos orgânicos,