keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Baleia-jubarte que ficou presa em rede encalha morta em Florianópolis

Baleia foi enterrada na praia com a ajuda de uma máquina retroescavadeira

X
Siga-nos no google-news

Uma baleia-jubarte (Megaptera novaeangliae) encalhou morta na Praia dos Açores, no Sul da Ilha de Santa Catarina, na noite de terça-feira (15). Nesta quarta-feira (16), a equipe realizou o exame necroscópico no local. Como o animal juvenil de 7,5 metros de comprimento estava em avançado estágio de decomposição, não foi possível identificar a causa da morte. A baleia foi enterrada na praia com a ajuda de uma máquina retroescavadeira. De acordo com o médico veterinário Sandro Sandri, devido ao avançado estágio de autólise e heterólise (decomposição interna e externa) não há possibilidade de identificar a causa da morte e nem o sexo.

Além da equipe da R3 Animal/Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), a operação contou com o apoio da Polícia Militar Ambiental e da Intendência do Pântano do Sul da Prefeitura de Florianópolis, que cedeu a máquina retroescavadeira.   Há suspeita que esta baleia seja o animal que estava preso em redes de pesca há dias, próximo à Praia da Solidão.  Esta é a quinta ocorrência de baleias-jubarte mortas em Florianópolis este ano.

Foto: Regina Reis/R3 Animal

Migração anual

Este ano, Santa Catarina tem registrado diversas ocorrências envolvendo baleias-jubarte no litoral. Esses animais migram para o litoral brasileiro para se reproduzir, mas, a principal área de concentração é o Banco dos Abrolhos, uma extensão da plataforma continental localizada no sul da Bahia e norte do Espírito Santo. As baleias-jubarte já saíram da lista de espécies ameaçadas de extinção e agora com o aumento populacional estão aparecendo com mais frequência em outros locais da costa brasileira.

Elas podem atingir cerca de 16 metros de comprimento e pesar entre 35 a 40 toneladas. Se alimentam basicamente de pequenos crustáceos chamados de Krills, filtrando água através das barbatanas (placas de queratina que descem do céu da boca).

Ao avistar uma baleia nadando em nosso litoral é importante que as embarcações sigam a legislação e mantenham uma distância mínima de 100 metros do animal, evitando interromper o deslocamento das baleias.

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal ClicSC.
Geral

Toalhas Atlântica recebe selo de ouro do Programa ABVTEX

O Programa, criado pela Associação Brasileira do Varejo Têxtil, garante o cumprimento de práticas ligadas à responsabilidade social corporativa

Geral

Chuva de meteoros Líridas terá pico nesta segunda-feira (22)

O melhor momento para observação do fenômeno será por volta das 4h da manhã

Geral

C&A inaugura loja no Itajaí Shopping com novo conceito de marca

Esta unidade é a terceira loja do país com o novo conceito e a primeira de Santa Catarina

Geral

Atacarejo realiza ‘Festival de Bazar’ com vários produtos para cozinha em promoção

Ação que oferece itens para cozinha, em especial utensílios para forno e fogão, com preços especiais e pagamento facilitado vai até este domingo, dia 21 de abril, em todas as lojas do Fort Atacadista

Geral

Advogada criminalista é destaque na defesa da cannabis medicinal como tratamento de saúde

Raquel Schramm lidera o escritório Schramm Advogados Associados, em Florianópolis, e é diretora jurídica na Associação Brasileira de Pacientes de Cannabis Medicinal

Mais notícias