O Litoral Norte vem despontando não apenas no turismo de temporada, mas ganhando cada vez mais espaço o segmento MICE, que engloba o turismo corporativo e, principalmente, nos eventos sociais. Recentemente, o nicho de viagens corporativas teve o melhor mês de março da história, com registro de faturamento de R$ 1,28 bi, que representa um aumento de 44% em relação ao mesmo período de 2019, segundo dados Associação Brasileira das Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), divulgados pela Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC).
Em 2022, o setor faturou R$ 11,2 bilhões em viagens corporativas, segundo dados da Abracorp anunciados pelo Ministério do Turismo (MTur). Uma análise comparativa da associação entre o ano passado e 2019 mostra que as viagens aéreas nacionais atingiram R$ 4,7 bi, com um incremento de 1,9%, e a hospedagem em hotéis nacionais, R$ 2,3 bi, crescimento de 2,2%.
Atualmente, segundo dados apresentados pelo secretário de Turismo de Santa Catarina, Evandro Neiva, o Estado tem o turismo como principal atividade econômica, representando mais de 12% do PIB catarinense. A prestação de serviço é a maior empregadora, se configurando como a principal fonte de recursos para os cofres públicos estadual.
É neste cenário que a FG apresenta ao mercado o mais novo espaço para eventos na cidade de Balneário Camboriú, na Avenida Atlântica. O Ocean Place ocupará o espaço do antigo Espaço Sul da FG, que operava como sede das ações sociais da corporação. Irá figurar como o único espaço frente mar para eventos em Balneário Camboriú. A empresa investiu R$ 3.350.000 milhões no espaço, com melhorias na infraestrutura, retrofit da fachada, acessibilidade, revestimentos, acústica e iluminação.
O local abre as portas com um evento festivo para convidados em parceria com a Heineken, no dia 10 de junho. Balneário Camboriú será uma das cinco cidades no país que terá a transmissão oficial na grande final entre Manchester City e Inter de Milão, pela Champions League, considerado o maior e principal campeonato de futebol de clubes do planeta.
O Ocean Place terá gestão de Douglas Formaggio, empresário com mais de 20 anos de experiência no segmento de eventos e que nos últimos quatro vem assinando o Réveillon de Balneário Camboriú. A FG continua como detentora do local e também manterá seus eventos corporativos no espaço.
“Percebemos uma grande necessidade de mercado, temos um local ímpar, preparado e com infraestrutura para eventos internos e também uma ampla área externa, o que potencializa e gera ainda mais dinamicidade para o mercado”, destaca Jean Graciola, presidente da FG Empreendimentos.
A presidente do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau e hoteleira, Andrezza Negrini, pontua que a cidade sempre foi um grande destino de lazer, encantando famílias com suas praias, dentro do segmento Sol & Mar, mas hoje, com sua diversidade de atrativos, se torna atraente por todo o ano.
“Esse contexto abre portas para o Turismo MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions) segmento de maior crescimento no mundo, que agora chega à nossa praia. Essa modalidade reúne grandes grupos, que são planejados antecipadamente, geralmente trazendo resultados motivacionais às corporações, movendo a baixa temporada, incentivando novos segmentos para atendê-lo e gerando uma economia saudável, trazendo assim conforto e segurança à região”, explica.
Douglas Formaggio destaca que existe uma grande demanda reprimida para eventos boutique, intimistas e de múltiplos formatos simultâneos.
“O espaço possui grande infraestrutura tecnológica e de logística. Tem o respaldo de uma das maiores construtoras do país, oferecendo uma grande experiência ao cliente. Além de eventos sociais, estamos focando nos corporativos, um segmento em franco crescimento e que vem sendo potencializado pelos recentes investimentos no Litoral Norte”, destaca Formaggio.
Outro potencial destacado por Douglas é o crescimento de eventos à beira-mar, casamentos na praia, cerimônias intimistas e que poderão contar com o local.
A presidente do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau lembra que Balneário Camboriú esperou muito tempo para viver esse momento, que vem para potencializar o movimento da cidade durante todo o ano, considerando que o setor de eventos movimenta cerca de 52 segmentos como meios de hospedagem, comércio, bares, restaurantes e prestadores de serviços (fotógrafos e videomakers, imprensa, organizadores de eventos, equipe de limpeza e montagem de estrutura, etc.).
“O Turismo MICE vem para inovar de maneira qualificada a nossa Balneário Camboriú. Um exemplo disso é o Expocentro BC Júlio Tedesco que, em 2022, recebeu 55 eventos e reuniu cerca de 700 mil visitantes. Estamos muito contentes que a FG abraçou essa causa, apresentando o Ocean Place, investindo nesse setor que agrega para todos nós”, acrescenta.
O Ocean Place abre as portas já com uma agenda de eventos para 2023, 2024 e 2025. “Acompanhando a tendência mercadológica, vamos trabalhar para potencializar ainda mais o nosso turismo ao longo de todo o ano. A campanha recém-lançada pelo governo do Estado, que tem como objetivo assumir o protagonismo da estação inverno perante o trade, será um grande acelerador e auxiliar a toda a cadeia produtiva, gerando desenvolvimento para todos”, completa Douglas Formaggio.