keyboard_backspace

Página Inicial

Sem categoria

Balneário Camboriú lança primeira Rede de Segurança de Hotelaria do estado

A rede de segurança será coordenada pela central de ocorrência do 12° Batalhão da Policia Militar

Siga-nos no google-news

Os hotéis de Balneário Camboriú vão contar com um reforço a mais para a segurança neste verão. Começou a ser implantada nesta semana, a primeira Rede de Segurança de Hotelaria do estado. O projeto é uma adaptação da “Rede de Vizinhos” e foi idealizado através de uma parceria entre o Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau e o 12° Batalhão da Policia Militar de Santa Catarina. O objetivo da ação é unir profissionais de hotelaria de toda a cidade para facilitar o contato com os policiais e, assim diminuir o número de ocorrências com os turistas.

O programa é uma estratégia pautada na filosofia de polícia comunitária, em que uma rede organizada entre os proprietários, chefes de recepção dos hotéis e Polícia Militar se reúne em um grupo de aplicativo de conversa para trocar informações e acelerar os processos das ocorrências. “O turismo é o combustível da cidade, por isso compreendemos a necessidade de ampliarmos a segurança para os turistas. Queremos que os hotéis sejam os olhos e os porta-vozes das ocorrências, para facilitar a nossa chegada aos locais e até mesmo prevenir alguns crimes que acontecem com frequência na temporada. É um trabalho complexo de centralização das informações, mas que com certeza beneficiará ambos os lados”, destaca o Coordenador do Projeto e Tenente do 12° Batalhão da PM, Pigozzi.

A ação pretende ainda montar um material institucional de prevenção com leis e regras do que pode e o que não ser feito na cidade para que os turistas sem comportem de forma segura. No Hotel Sibara Flat & Convenções já uma iniciativa neste sentido que tem dado muito certo. “Implementei há quatro anos um projeto que auxilia a diminuir os problemas com jovens. Após o check-in, o recepcionista passa uma lista de orientações sobre o que o hospede pode fazer dentro das nossas dependências. Evitamos que entrem com bebidas alcoólicas ou que façam algum tipo de algazarra e isso diminuiu 98% dos problemas que tínhamos antes. Acredito que se adotarmos isso aliado ao projeto, poderemos manter a cidade mais segura”, comenta o Gerente Geral do Hotel, Osny Maciel Junior.

A rede de segurança será coordenada pela central de ocorrência do 12° Batalhão da Policia Militar. O projeto não tem custo para os hotéis que, após aderirem à ação, receberão um treinamento de postura, consulta de reincidentes e uma lista de regras sobre as funcionalidades do grupo. Além disso, placas semelhantes a “rede de vizinhos” deverão ser fixadas nos estabelecimentos participantes. A polícia pede ainda que os hotéis mantenham câmeras de segurança externas para auxiliar nos processos. As câmeras permitem que os policias façam reconhecimento de face e placas de automóveis.

Para a Presidente do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau, Ana Maria dos Santos, o projeto é um grande aliado dos hoteleiros para estabelecer a segurança na cidade. “Apesar de Balneário ser uma cidade bastante segura em comparação com os grandes centros turísticos, buscamos uma cidade cada vez melhor para os moradores e turistas também. Por esse motivo, nossa hotelaria se compromete a ajudar a Polícia Militar no que for preciso. Sabemos que município tem dinamismo suficiente para agir com maior eficácia nessas situações. O BC Convention acredita que o pioneirismo deste projeto no estado fará de Balneário Camboriú referência também em segurança no país”, finaliza.

Os hotéis que tiverem interesse em participar do projeto devem entrar em contato com o Convention Bureau através do e-mail [email protected], solicitando o termo de adesão.

Sobre o autor:
Redação
Redação ClicSC
Clicsc é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia de Santa Catarina fundado em 2017.

Mais notícias

Geral

Atacarejo realiza ‘Festival de Bazar’ com vários produtos para cozinha em promoção

Ação que oferece itens para cozinha, em especial utensílios para forno e fogão, com preços especiais e pagamento facilitado vai até este domingo, dia 21 de abril, em todas as lojas do Fort Atacadista

Geral

Advogada criminalista é destaque na defesa da cannabis medicinal como tratamento de saúde

Raquel Schramm lidera o escritório Schramm Advogados Associados, em Florianópolis, e é diretora jurídica na Associação Brasileira de Pacientes de Cannabis Medicinal