keyboard_backspace

Página Inicial

Saúde

Balneário Piçarras contabilizou 49 casos de dengue em 2022

Dentre os 49 doentes, 12 são importados, ou seja, contraídos fora da cidadeBalneário Piçarras registrou 49 casos de dengue em 2022

X

Desde o início do ano, foram confirmados 49 casos de contágio da dengue em Balneário Piçarras. A equipe do Programa de Controle e Combate à Dengue visita diariamente as áreas residenciais e comerciais, além de monitorar as 196 armadilhas e os 86 pontos estratégicos distribuídos pelo município. Já foram registrados 623 focos positivos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.

Dentre os 49 doentes, 12 são importados, ou seja, contraídos fora da cidade. O Centro e os bairros Nossa Senhora da Paz, Nossa Senhora da Conceição, Santo Antônio e Itacolomi são considerados infestados. O maior número de casos foi registrado em moradores do Centro, Nossa Senhora da Paz e Itacolomi.

Na última sexta-feira, 10, o Programa de Controle e Combate à Dengue realizou uma ação de fumacê em 15 ruas do Centro e 11 ruas do bairro Nossa Senhora da Paz, em virtude de casos confirmados na região. Em maio, uma ação conjunta de fumacê com o Governo do Estado foi realizada de forma inédita no município, nos dois bairros. “O número de focos diminuiu com essas ações e também com a chegada do frio mais rigoroso, mas, a prevenção continua a ser essencial, principalmente por parte da população. Os moradores precisam receber nossos agentes em casa”, enfatiza o coordenador do Programa de Controle e Combate à Dengue de Balneário Piçarras, André Luiz Ladewig. O programa tem enfrentado resistência da população para visitas domiciliares preventivas.

Durante um mutirão realizado no dia 7 de maio, ocorreu uma ação de limpeza de oito terrenos. O programa age em terrenos com acúmulo de lixo, locais onde os mosquitos se proliferam, e destaca que terrenos somente com vegetação alta não apresentam risco. A equipe continua a notificar locais irregulares e efetua o recolhimento de pneus nas sextas-feiras com solicitações pelo telefone (47) 3347-2010.

Evite o mosquito
Não utilize pratos nos vasos de plantas (preencha os pratos com areia); guarde garrafas com o gargalo virado para baixo; mantenha lixeiras e caixas d’água tampadas; trate a água da piscina com cloro; mantenha ralos fechados e desentupidos; lave com escova os potes de comida e de água dos animais; retire a água acumulada em lajes; dê descarga, no mínimo uma vez por semana, em vasos sanitários pouco usados e mantenha a tampa sempre fechada; evite acumular entulho, pois podem se tornar criadouros do mosquito.

Se atente aos sintomas

A dengue, a chikungunya e do zika vírus podem acarretar febre alta, náusea, dores musculares e nas articulações, que podem ser confundidos com sintomas da Covid-19. Entretanto, coceira, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas são sintomas característicos após a picada do mosquito. Caso apresentar esses sinais, compareça a Unidade Básica de Saúde mais próxima.

Fonte: Clicsc

Saúde

Cuidados contra doenças respiratórias no inverno são reforçados pelo município de Itajaí

Unidades de saúde devem ser procuradas em casos leves, já as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) atendem casos moderados e graves

Saúde

SC tem seis casos suspeitos de hepatite infantil misteriosa

A Dive/SC não deu detalhes sobre o sexo, a idade e a cidade dos casos suspeitos

Saúde

Secretaria de Saúde de BC estende horário de vacinação no posto Central

É necessário apresentar documento com foto e carteira de vacinação, para que o profissional de saúde verifique quais vacinas devem ser aplicadas

Saúde

Horário de vacinação no Posto Central é estendido pela Secretaria de Saúde de BC

Contra a gripe, estão aptos a imunização a população em geral, exceto bebês até seis meses de idade

Saúde

SC é o 2º Estado do Brasil com mais morte de dengue

Foram contabilizados 585 mortes desde janeiro até o dia 20 de junho

Mais notícias

Segurança

Polícia Militar de Santa Catarina recebe 140 novas viaturas

Os veículos SUV, modelo Chevrolet Tracker, serão distribuídos a 91 municípios catarinenses

Tempo

Tornado de mais de 100km/h atinge cidade catarinense

Segundo informações, os prejuízos atingem R$10 milhões. Ao menos 50 edificações em áreas rurais foram destruídas com os ventos