keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Balneário Piçarras dá início ao Projeto Orla

O plano busca incorporar normas ambientais e urbanas na política de gestão da orla

praia sol X
Foto: Prefeitura de Balneário Piçarras/Divulgação
Siga-nos no google-news

Balneário Piçarras formou a Coordenação Municipal do Projeto Orla (CMPO) para promover ações que buscam realizar a gestão da praia do município junto à Superintendência do Patrimônio da União (SPU/SC). Com essa conquista, a cidade passará a ter uma melhor gestão dos espaços litorâneos, visando o desenvolvimento social e econômico com participação popular dentro das decisões.

A CMPO foi criada pelo Decreto Municipal n° 572/2023 no dia 6 de janeiro de 2023, e é composta pelo Gestor Municipal de Utilização de Praias e por representantes do Gabinete do Prefeito, da Procuradoria Geral do Município, do Instituto Municipal do Meio Ambiente, da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico. A primeira reunião do grupo aconteceu na última sexta-feira, 13. A busca pela gestão do território é uma tendência dos municípios da região, que também procuram ter mais agilidade nos processos que envolvem essas áreas da União geridas pela SPU.

A Coordenação tem como principal objetivo a orientação técnica e acompanhamento da elaboração e implementação do Plano de Gestão Integrada da Orla (PGI) no município. O PGI vai materializar os princípios de gestão integrada e compartilhada com a SPU. O plano busca incorporar normas ambientais e urbanas na política de gestão da orla. Após a realização da Oficina ao longo do desenvolvimento do PGI, será composto o Comitê Gestor da Orla, com representantes do poder público, privado e membros da sociedade civil que irão auxiliar na implementação do PGI e as ações e diretrizes propostas.

O PGI será analisado pelas Coordenações Estadual e Federal do Projeto Orla para que seja oficializada a transferência da gestão patrimonial das praias marítimas do território de Balneário Piçarras, inclusive das áreas de bens de uso comum com exploração econômica. O prazo pela elaboração do PGI é de três anos após a assinatura do Termo de Adesão à Gestão das Praias (TAGP), que teve início em dezembro de 2022. A vigência do TAGP é de 20 anos e poderá ser prorrogada.

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Natalía
Natalía Minich
Geral

South Run promove mutirão de limpeza na Praia do Riozinho, em Florianópolis

Atletas, patrocinadores e comunidades estarão reunidos no próximo sábado, dia 21, a partir das 8h30, para ações de educação, conscientização e proteção ambiental em parceria com a Mysticeta Research

Geral

Cia Marítima inaugura nova loja na Praia Brava, em Itajaí

Inauguração foi marcada pelo lançamento da nova coleção Verão 2025

Geral

Feriado da Independência: neste sábado, todas as lojas do Fort estarão abertas com o ‘Dia F’

Com todas as 33 lojas de Santa Catarina abertas neste sábado, e funcionando em horário estendido, rede de atacarejo do Grupo Pereira traz descontos especiais em várias seções; festival de pescados e vinhos com até 80% de desconto estão entre os destaques

Geral

Imóveis serão leiloados com lances a partir de R$ 28 mil

Oferta inclui casas, apartamentos e lotes com valores até R$ 1.267.914

Mais notícias

Tempo

59 oportunidades de emprego são divulgadas pela Arteris

Vagas estão distribuídas em quatro estados

Tempo

Em 63 anos, inverno de 2024 é o segundo mais quente

Dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)