Contribuir com a melhoria das condições de trabalho da população que atua na coleta de materiais recicláveis e proporcionar uma alternativa ao transporte de tração animal. Esses são os dois principais objetivos do projeto “Bike Social”, desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social da prefeitura de Balneário Piçarras. Na próxima sexta-feira, 6, a secretaria vai entregar 23 triciclos a recicladores do município, no Ginásio Aurélio Solano de Macedo, às 9h.
A escolha dos contemplados levou em conta uma série de fatores: mapeamento de famílias recicladoras, busca ativa de trabalhadores da área e entrevistas com profissionais do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) dos bairros Itacolomi e Nossa Senhora da Paz. Esses dois bairros concentram a maior parte das famílias que trabalham com material reciclado.
Foram propostas que as bikes fossem destinadas a 4 grupos: famílias que utilizam transporte com tração animal; famílias que coletam materiais recicláveis e são atendidas pelos Cras; famílias monoparentais, chefiadas por mulheres que têm como profissão a reciclagem; e, por último, famílias inseridas no Cadastro Único (CadÚnico).
“Atualmente, nossa cidade possui territórios com grande incidência de trabalhadores que coletam matérias recicláveis, com maior ocorrência no bairros Itacolomi e Nossa Senhora da Paz”, reforçou o secretário de Assistência Social de Balneário Piçarras, Dorval Vieira de Oliveira.
Os equipamentos foram adquiridos por meio de emenda parlamentar do deputado federal Rogério Peninha (MDB), no valor de R$ 200 mil. A prefeitura entrou com uma contrapartida de cerca de 10 mil reais e comprou os triciclos por meio de processo licitatório.