Na noite de segunda-feira (28), uma embarcação com oito pessoas submergiu no Rio Uruguai, em Paial, Oeste de Santa Catarina. O Corpo de Bombeiros confirmou que todos foram resgatados com vida.
Por volta das 19h30, as equipes de bombeiros dos grupamentos de Itá e Seara foram acionadas para atender à ocorrência. O sargento Rodrigo Suzin informou que o barco pertence à FTS Floresta, uma empresa que oferece serviços ambientais à Usina Hidrelétrica Foz do Chapecó.
Informações adicionais indicam que o grupo estava trabalhando na manutenção da mata ciliar à beira do Rio Uruguai. Ao regressar, o barco teve falhas mecânicas no motor. Por conta disso, os tripulantes tentaram se deslocar com remos, momento em que o barco começou a ser preenchido por água e posteriormente submergiu.
Moradores locais ouviram gritos e, usando barcos a remo, auxiliaram no socorro. Três dos resgatados mostraram sinais de hipotermia e receberam atendimento médico imediato.
Outros três dos tripulantes ficaram por volta de uma hora no leito do rio até serem retirados e encaminhados a uma propriedade rural próxima.
Quando as equipes do Corpo de Bombeiros chegaram, seis das vítimas já haviam sido socorridas, enquanto as outras duas estavam na margem oposta, em uma propriedade no Rio Grande do Sul. Elas também apresentavam sinais leves de hipotermia.
Para a operação de resgate, foram empregados três bombeiros, uma caminhonete de auto resgate, uma embarcação e uma ambulância.
Antes restrito apenas a um biotipo, atualmente o mercado de modelos conta com perfis diversos, fugindo dos estereótipos padrões, para atender todos os tipos de campanhas