keyboard_backspace

Página Inicial

Política

Batalhões do Sergipe usam vacinas diferentes para oficias, cabos e praças

Leia na Coluna Esplanada de hoje direto de Brasília

X
Marcelo Camargo/Agência Brasil
Siga-nos no google-news

Frevo eleitoral

Duas preocupações rondam a vida dos líderes do PSB, em especial o governador Paulo Câmara (PE) e o prefeito do Recife, João Campos, Estado onde o partido concentra seu comando nacional. Câmara precisa vencer a epidemia, se quiser chances para o Senado. E Campos, que saltou de deputado federal para alcaide, já sonha com o Governo, e tem pouco tempo para mostrar serviço para não perder o timing com o avanço do MDB, ainda forte no Estado. Nas duas alternativas, o PSB só poderá dar pitacos este ano, porque em 2022, a maior parte do ano as gestões ficarão com o PCdoB, de Luciana Santos (vice de Câmara), e o PDT, de Isabella de Roldão (vice de Campos).

$hopping

Um balanço da ABRASCE, dos shoppings do Brasil, de ontem: há, hoje, 337 unidades fechadas no País, e 264 shoppings abertos, com restrições.

Correios

Um envelope com documento de Porto Seguro para Brasília, enviado dia 12 de março, chegou dia 5 de abril; 23 dias de transportes. O remetente pagou quase R$ 18.

Pós-surto

Depois da visita de prefeitos e vereadores que lotoram o Congresso Nacional em fevereiro e março, muitos deles assintomáticos e disseminando a contamianação na capital, a Câmara e Senado fecharam as portas em abril. Até parlamentares só entram em gabinetes com autorização prévia. 

Hierarquia

Tem acontecido nos batalhões de Sergipe. Os oficiais são vacinados com a vacina da AstraZeneca, de Oxford, e os cabos e praças com a chinesa Coronavac. Os enfermeiros cobram a patente de cada um.

Cofre aberto

O Ministério da Economia alerta a prefeitos que o eventual cadastro dos municípios no Serviço de Informações sobre Requisitos Fiscais (CAUC) não é um bloqueio imediato nem critério único para paralisar repasses federais. O deputado Vinícius Farah (MDB-RJ) pediu uma trégua para evitar bloqueios no fundo de participação.

Tá explicado

“Trata-se de serviço informatizado que tem por objetivo simplificar a verificação do atendimento dos requisitos fiscais para a transferência de recursos da União”. Segundo a nota, o CAUC “não é um cadastro de inadimplentes e sua consulta não é obrigatória”.

Lista vermelha

Em consulta à página da secretária do Tesouro Nacional no último dia de março, a Confederação Nacional dos Municípios constatou que “apenas 1.607 municípios estavam regulares no CAUC, o que representa 28,86%” das cidades do País.

Fora do trilho

O ministro de Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, tem desafio enorme com as obras da ferrovia Ferrogrão após medida cautelar do STF ter suspendido o projeto diante da alteração dos limites do Parque Nacional do Jamanxim (PA). Foi feita por Medida Provisória no Governo Dilma Rousseff – canetada de efeito imediato – e não por Projeto de Lei – com efeito após meses, se aprovado no Congresso.

Contorno arriscado

Agora, o ministro diz que pode construir a Ferrogrão (900 km do Centro-Oeste até o Pará) com “pequena” interceptação do Parque. Há estudo até para que os trilhos fiquem fora do Jamanxim, na faixa da BR-163. Mas o Caderno de Meio Ambiente do projeto feito pela ANTT, de abril de 2020, alerta que afastar a ferrovia do Parque, ou contornar a área ambiental, inviabiliza o projeto da Ferrogrão.

No papel

Em nota à Coluna, o Ministério afirma que “entende, respeita e corrobora com o compromisso do STF com o meio ambiente”, e que a “pasta segue confiante de sua argumentação em favor da medida editada em Governo anterior e referendada pelo Congresso”. Garante que “todos os pontos serão apresentados em favor da viabilidade ambiental, econômica e jurídica da ferrovia”.

Cadeado no crédito

As linhas de crédito não chegam aos micro e pequenos empreendedores por controle de risco dos bancos. Essa é uma das reclamações do presidente do Sescon-SP, Reynaldo Lima Jr, alertando a situação dos empresários de comércio e serviços. “De outro lado temos a demora para a edição da MP da redução de jornada e suspensão de contratos”.

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Silvio
Silvio Matheus
Silvio Matheus é jornalista. Estudou jornalismo na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e trabalhou como Assessor de Imprensa da Prefeitura de Itapema, Assessor da Câmara de Vereadores de Itapema e editor do jornal diário O Atlântico. Desde 2019 trabalha como jornalista, editor e filmmaker no site de notícias ClicSC.
Política

Morre Paulo Konder Bornhausen, ex-político de SC e empresário

Paulo iniciou sua carreira política como deputado estadual em 1954

Política

Lei que amplia a isenção de IPTU para pessoas com doenças crônicas é sancionada em Itapema

O Projeto de Lei nº 134/2024 foi aprovado pela Câmara de Vereadores nesta semana

Política

Ministro Alexandre de Moraes revela planos de atentado contra sua vida

Ministro fez revelações chocantes sobre os planos dos golpistas de 8 de janeiro

Política

Bancada do Vale do Itajaí destina R$ 18 milhões para auxiliar cidades impactadas pelas enchentes

A verba pode ser destinados tanto para ações de combate às cheias como para outras áreas, como saúde, educação e infraestrutura

Mais notícias

Geral

Chuva de meteoros Líridas terá pico nesta segunda-feira (22)

O melhor momento para observação do fenômeno será por volta das 4h da manhã

Segurança

Mulher morre afogada na Praia da Pinheira em Palhoça

O Corpo de Bombeiros iniciou o trabalho de reanimação, mas a vítima não resistiu