keyboard_backspace

Página Inicial

Empregos

Blumenau avalia redução de Cobradores no transporte público

Com 391 profissionais em atividade, a administração cogita um projeto que possa reduzir sua presença nas linhas de ônibus

X
Foto: Prefeitura de Blumenau/ Divulgação
Siga-nos no google-news

A Prefeitura Municipal de Blumenau está prestes a iniciar um debate crucial sobre o papel dos cobradores de ônibus no sistema de transporte coletivo da cidade. Com 391 profissionais em atividade, a administração cogita um projeto que possa reduzir sua presença nas linhas de ônibus.

O secretário de Trânsito e Transportes, Alexandro Fernandes, anunciou um futuro projeto que será apresentado ao Legislativo, visando uma reformulação na função dos cobradores. O propósito é capacitá-los e adaptá-los às mudanças tecnológicas e operacionais, levantando questionamentos sobre a necessidade atual de dois funcionários por ônibus, motorista e cobrador, considerando os avanços na bilhetagem eletrônica.

Em colaboração com a BluMob, empresa responsável pelo transporte coletivo, a prefeitura está estudando estratégias adotadas por outras cidades, como Joinville em Santa Catarina, para embasar esse debate com a sociedade e estabelecer um plano a partir do próximo ano.

Inicialmente, estima-se que entre 30% e 40% das rotas de ônibus possam dispensar a presença dos cobradores, especialmente durante os horários de menor movimento. Com cerca de 90% dos usuários já utilizando a bilhetagem eletrônica, os custos atuais com os cobradores ultrapassam os R$ 15 milhões para o sistema.

Embora não esteja prevista uma demissão em massa imediata, o plano propõe uma reorganização gradual ao longo dos próximos anos, com o intuito de proporcionar melhores condições aos profissionais e direcionar investimentos futuros. O secretário destaca a importância de realocar esses trabalhadores para outras atividades, mantendo um atendimento de qualidade ao público.

No entanto, o Sindetranscol, representante dos empregados do transporte coletivo, demonstra preocupação. O presidente, Osnir Schmitt, alerta que a retirada dos cobradores pode impactar negativamente a qualidade do transporte, ocasionando atrasos e prejuízos aos usuários. O sindicato não foi consultado sobre o tema e se opõe à redução de mais postos de trabalho, especialmente após a perda de cerca de 200 empregos durante a pandemia.

O debate entre a prefeitura e o sindicato ressalta a importância de encontrar um equilíbrio entre as mudanças tecnológicas e operacionais e o impacto no serviço oferecido aos usuários, além de considerar a segurança e o bem-estar dos profissionais envolvidos no sistema de transporte.

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Barbara
Barbara Machado
Barbara Machado, nascida em Florianópolis, jornalista no Visor Notícias com foco na redação. Mostrou paixão pela escrita desde os 9 anos, tendo sua poesia publicada em um livro da cidade. Encontrou sua vocação no jornalismo, adquirindo experiência em cobertura de eventos, participando de coletivas e muito mais, marcando sua trajetória com determinação, coragem e resiliência. Valoriza a precisão e a veracidade dos fatos, o que reflete sua curiosidade e responsabilidade no jornalismo.
Empregos

Vale do Itajaí lidera oferta de emprego pelo Sine em Santa Catarina com 3,4 mil vagas

Itajaí, Balneário Camboriú e Itapema estão entre as cidades com mais vagas disponíveis na região

Empregos

Fort Atacadista realiza feirão de empregos nesta terça-feira (28)

São cerca de 40 vagas de emprego ainda disponíveis para a nova unidade da rede que será inaugurada no bairro Rio Tavares, na capital catarinense; candidatos deverão comparecer ao Conselho Comunitário do Rio Tavares, das 9h às 17h

Empregos

Empregos em Blumenau: Fort Atacadista realiza feirão com 60 vagas

As vagas também são disponíveis para pessoas com deficiência (PcD); feirão ocorre exclusivamente nesta terça-feira, 8 de outubro

Empregos

Itajaí foi a cidade que mais gerou empregos em SC no mês de maio

A cidade, , ultrapassou Joinville, município com a maior população do estado

Empregos

SC cria 4,2 mil empregos em maio, 13% a mais que o ano passado

Saldo positivo reflete o empreendedorismo catarinense, diz governador

Mais notícias

Animal

Fort Atacadista inaugura loja em Penha com doação para causa animal

Inauguração contou com doação para o Projeto Adote Penha, que promove a castração e adoção de animais abandonados na cidade

Economia

Finanças Sistêmicas: o método que promete revolucionar a relação com o dinheiro

Criado pela administradora Letícia Lucca, gaúcha radicada em Florianópolis, método une finanças estratégicas e autoconhecimento para transformar negócios e vidas; empresária atua em todo o país