keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Boletim hídrico aponta baixos volumes de chuva e aumento da seca no Oeste e Meio-Oeste

Dentre os 295 municípios de Santa Catarina, 168 estão em estado de normalidade; 93 de atenção; 10 de alerta, e 11 em situação crítica frente à estiagem. Além disso, 13 cidades não encaminharam informações da situação.

X
Foto: Julio Cavalheiro / Arquivo/ Secom

A severidade da seca se agravou no Oeste e Meio-Oeste catarinense em abril, devido aos baixos volumes de chuva, segundo o Boletim Hidrometeorológico Integrado do Estado. Já no Litoral, a precipitação foi dentro da normalidade. Dentre os 295 municípios de Santa Catarina, 168 estão em estado de normalidade; 93 de atenção; 10 de alerta, e 11 em situação crítica frente à estiagem. Além disso, 13 cidades não encaminharam informações da situação.

“O interior de Santa Catarina vem de uma situação hidrológica mais grave que o resto do estado e as perspectivas de precipitação indicam um período ainda mais seco no próximo trimestre. Portanto, o comprometimento do abastecimento em diversos municípios, assim como a intensidade da estiagem sobre o estado permanece, exigindo medidas previstas nos planos emergenciais”, pontua o secretário executivo da Sema, Leonardo Ferreira, enfatizando a necessidade de uso consciente e racional de água por parte dos usuários.

Os acumulados de chuva apresentados até o dia 21 de abril não chegaram aos 50 mm nas regiões do Extremo Oeste, Oeste, Meio-Oeste, Planaltos, Alto e Médio Vale do Itajaí. Por outro lado, muito por influência da circulação marítima, no Litoral e áreas próximas, os volumes se apresentaram acima dos 70 mm, com pontuais passando dos 150 mm.

Segundo o boletim, em um curto período de tempo, o Extremo Oeste, Oeste, Meio-Oeste, Planaltos, Alto e Médio Vale do Itajaí, acumularam de 16 a 21 dias sem chuva.

O Boletim Hidrometeorológico Integrado é um estudo quinzenal, coordenado pela SDE por meio da Sema, juntamente com a Defesa Civil de Santa Catarina, Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina (Aresc) e outras agências reguladoras do Estado. O documento tem o objetivo de monitorar e divulgar a situação hídrica no Estado e traz informações atualizadas.

“Estamos dando atenção especial ao monitoramento, em especial, às regiões mais afetadas, dentro do que nos compete enquanto entidade fiscalizadora, auxiliando assim, demais órgãos parceiros neste monitoramento da estiagem”, considera a gerente de Fiscalização da Aresc, Luiza Burgardt.

Monitor de Secas

A nova atualização do Mapa Monitor de Secas, da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), referente ao mês de março, publicado na última semana, que inclui Santa Catarina, indicou melhora na severidade da seca grave no Planalto Norte; da moderada, no Extremo Sul; e da fraca, no Leste do Estado, devido às chuvas acima da média nos últimos meses. Os impactos permanecem de curto e longo prazo no Oeste e, de longo prazo, nas demais áreas.

Atualmente, o monitor de secas está presente nas cinco regiões do Brasil e conta com 19 Unidades da Federação participantes. Outras informações podem ser acessadas em monitordesecas.ana.gov.br ou pelo aplicativo Monitor de Secas, disponível para dispositivos móveis com sistemas Android e iOS.

Fonte: Clicsc

Geral

Animal nunca antes registrado no litoral catarinense é visto no mar de Laguna

No mesmo momento em que a raia foi vista, os pesquisadores também viram cinco baleias-jubarte e três toninhas

Geral

Acidente com cinco veículos deixa seis pessoas feridas em rodovia catarinense

A dinâmica do acidente não foram informadas, as equipes atenderam as vítimas feridas em três dos cinco veículos

Geral

Bondindinhos de Balneário Camboriú são leiloados

Os moradores e visitantes de Balneário Camboriú conheciam muito bem os veículos coloridos que faziam o transporte entre Avenida Atlântica e Avenida Brasil

Geral

Projeto internacional de astronomia com participação da UFSC descobre estrela rara

O software desenvolvido, chamado Chimera, é gratuito, e está acessível em https://github.com/astroufsc/chimera.

Geral

Polícia acredita que MC Kevin tenha tentado pular de apartamento para a piscina

O cantor morreu na noite de domingo (16) depois de cair do 5º andar de um hotel na orla da Barra da Tijuca

Mais notícias

Segurança

Polícia recupera R$15 mil em mercadorias furtadas de hospedagem

A ação policial foi das Delegacias da Comarca de Ituporanga e do município de Vidal Ramos

Segurança

Modelo diz que “brincadeira de mau gosto” causou morte de MC Kevin

Modelo postou informações nos stories e depois apagou relato