keyboard_backspace

Página Inicial

Saúde

Brasil registra quarto caso suspeito de varíola dos macacos; Adolescente está internado

Jovem começou a apresentar manchas avermelhadas pelo corpo, com rupturas de lesões na região peniana, mãos e pés

X

Mais um caso suspeito de varíola dos macacos foi registrado no Brasil. A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul, informou que um adolescente de 16 anos é o quarto caso suspeito no país. Conforme o órgão, ele esteve na Bolívia e está internado e isolado em um hospital de Corumbá, município do Estado. 

O jovem chegou a se consultar com um médico neurologista em 26 de abril, em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia. Ele mora na cidade boliviana Porto Quijarro. Quando chegou a Comrumbá, neste domingo (29), ele foi isolado. A internação aconteceu em 30 de maio.

De acordo com a mãe do adolescente, ela e o filho não tiveram contato com ninguém com sintomas similares ao dele, mesmo em emergências lotadas do país vizinho. Ainda na Bolívia, o jovem começou a apresentar manchas avermelhadas pelo corpo, com rupturas de lesões na região peniana, mãos e pés.

A SES explicou que, quatro dias após a troca de um medicamento, o jovem começou a apresentar lesões avermelhadas e arroxeadas nos membros superiores, que evoluíram com disseminação para o tronco, membros inferiores, boca e a região genital. Outras lesões inflamadas foram detectadas no couro cabeludo e tórax, além de febre (38,5ºC), ínguas na cervical, axilar e virilha.

Quatro casos suspeitos da doença no Brasil

No Brasil, este é o quarto caso suspeito da doença. Há ainda suspeitas em Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Ceará.  Em SC, o caso é de uma moradora de 27 anos de Dionísio Cerqueira, no Oeste.

O que é a varíola dos macacos?

A varíola dos macacos é uma doença infecciosa. Ela é considerada endêmica em partes da África Ocidental e Central. A transmissão ocorre por contato próximo com o doente. Os sintomas são: dores de cabeça, dores no corpo, nódulos linfáticos inchados, cansaço, erupções cutâneas nas mãos e pé.

Fonte: Clicsc

Saúde

Cuidados contra doenças respiratórias no inverno são reforçados pelo município de Itajaí

Unidades de saúde devem ser procuradas em casos leves, já as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) atendem casos moderados e graves

Saúde

SC tem seis casos suspeitos de hepatite infantil misteriosa

A Dive/SC não deu detalhes sobre o sexo, a idade e a cidade dos casos suspeitos

Saúde

Secretaria de Saúde de BC estende horário de vacinação no posto Central

É necessário apresentar documento com foto e carteira de vacinação, para que o profissional de saúde verifique quais vacinas devem ser aplicadas

Saúde

Horário de vacinação no Posto Central é estendido pela Secretaria de Saúde de BC

Contra a gripe, estão aptos a imunização a população em geral, exceto bebês até seis meses de idade

Saúde

SC é o 2º Estado do Brasil com mais morte de dengue

Foram contabilizados 585 mortes desde janeiro até o dia 20 de junho

Mais notícias

Segurança

Polícia Militar de Santa Catarina recebe 140 novas viaturas

Os veículos SUV, modelo Chevrolet Tracker, serão distribuídos a 91 municípios catarinenses

Tempo

Tornado de mais de 100km/h atinge cidade catarinense

Segundo informações, os prejuízos atingem R$10 milhões. Ao menos 50 edificações em áreas rurais foram destruídas com os ventos