keyboard_backspace

Página Inicial

Utilidade Pública

Brasil: rico em água doce, mas mal distribuída

A água é um bem de vital importância para os seres humanos e também para a manutenção das atividades econômicas. Seria impossível pensar no desenvolvimento de qualquer povo, território ou nação sem a existência desse recurso. Entretanto, […]

X

A água é um bem de vital importância para os seres humanos e também para a manutenção das atividades econômicas. Seria impossível pensar no desenvolvimento de qualquer povo, território ou nação sem a existência desse recurso. Entretanto, há vários países que sofrem com a escassez hídrica, tendo de adotar medidas para combater esse problema e livrar-se ao máximo dos impactos gerados por essa realidade.

O país considerado mais seco do mundo, ou seja, que apresenta a menor disponibilidade de água doce, é o Kuwait, um pequeno país do Oriente Médio – uma área predominantemente formada por desertos. Parte da água utilizada nesse país é importada e 75% dos recursos hídricos consumidos advêm do processo de dessalinização da água do mar.

Existem países, por outro lado, que apresentam uma grande abundância de água em seus territórios. É o caso do Brasil: o país possui uma das maiores reservas de água doce do mundo. Contudo, esta água muitas vezes é mal distribuída devido à geografia nacional. A região Norte, por exemplo, é aquela que possui a maior concentração de água no país devido à Bacia do Rio Amazonas. Já as regiões Nordeste e Sudeste possuem os maiores históricos de seca e escassez de água. 

Para Reginalva Mureb, presidente da Águas de Camboriú, essas diferenças regionais devem ser notadas e levadas em consideração para garantir o abastecimento da população. “Nosso dever, como concessionária, é garantir que todos os moradores tenham o acesso à água tratada”, comenta.

“Ocasionalmente também passamos por momentos de escassez, falta de chuvas, nível baixo das captações. Por isso é tão importante que a população tenha consciência do uso consciente da água e que sejam promovidas todas as ações com o objetivo de economia e preservação deste bem natural”, completa ela.

Utilidade Pública

Reservatórios de água de Camboriú passam por nova limpeza com a ajuda de mergulhadores

Segundo o gestor operacional da concessionária Águas de Camboriú, Henrique Gonçalves Mendes, a técnica permite que os reservatórios sejam limpos sem a necessidade do esvaziá-los.

Utilidade Pública

Piçarras sedia Camping Training de Taekwondo neste sábado

Evento de treino de atletas será supervisionado pela Federação Catarinense de Taekwondo

Utilidade Pública

Técnicos do Programa de Controle da Dengue se reúnem para debater estratégias em cidades do Litoral Norte

O encontro ocorreu em Itajaí, na sede do Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres, que fica em frente à pista de atletismo.

Utilidade Pública

Projeto para criação do Parque do Arvoredo é debatido em audiência pública

A audiência foi convocada pelo relator da matéria, deputado Rodrigo Agostinho (PSB/SP) com o objetivo de analisar os impactos da mudança.

Utilidade Pública

Furtos de fiação elétrica causam transtornos em orla da praia de Navegantes

Neste fim de semana, cerca de 750 metros de cabos elétricos foram furtados na orla da praia. O autor do crime foi preso pela Polícia Militar, nesta segunda-feira (10).

Mais notícias

Segurança

Polícia investiga assassinatos causados por possível Serial Killer em Curitiba

Por conta das semelhanças entres os assassinatos, a Polícia Civil trabalha com a hipótese de crime de ódio cometido pela mesma pessoa

Geral

Homem é preso depois de atirar de janela de hotel para a rua em Balneário Camboriú

A arma era um revólver Cal. 32 contendo quatro munições intactas e duas deflagradas