Página Inicial
BrasilBrasil vai exigir teste negativo de covid-19 para entrada no país
Regra passa a valer em 30 de dezembro

A partir do dia 30 de dezembro, passageiros de voo internacional que desembarcarem no país, precisarão apresentar um teste RT-PCR negativo para covid-19 feito até 72 horas antes da viagem.
A Portaria 630 da Casa Civil da Presidência da República foi publicada ontem (17), em edição extra do Diário Oficial, e fixa “restrições excepcionais para estrangeiros que desejem viajar para o Brasil ou brasileiros retornando ao país por avião, rodovias ou via aquática”.
“O viajante de procedência internacional, brasileiro ou estrangeiro, deverá apresentar à companhia aérea responsável pelo voo, antes do embarque: I – Documento comprobatório de realização de teste laboratorial (RT-PCR), para rastreio da infeção por SARS-CoV-2, com resultado negativo/não reagente, realizado com 72 horas anteriores ao momento do embarque”, estabelece o parágrafo 1° do Artigo 7º da Portaria.
As obrigações fixadas pela norma não valem para imigrantes com residência em caráter definitivo, profissionais estrangeiros prestando serviço para organismos internacionais e funcionários de outros países credenciados ao governo federal.
Ficam excluídos também dessa exigência estrangeiros que sejam parentes ou cônjuges de brasileiros, que tenham autorização do governo federal “em vista do interesse público ou por questões humanitárias” ou que possuam o Registro Nacional Migratório.
Ainda conforme a Portaria, as restrições não abarcam ações humanitárias em regiões de fronteiras, nem a movimentação de pessoas em “cidades-gêmeas” no Brasil e países vizinhos e pessoas que trabalham com transporte de cargas.
A regra também não inclui estrangeiros que tenham visto de entrada, que venham do Paraguai por via terrestre desde que tenham situação migratória regular.
O descumprimento da exigência pode gerar responsabilização civil ou penal, deportação de volta ao país de origem ou a invalidação do pedido de refúgio, caso ela existe.
Notícias Relacionadas
São Paulo volta a fechar bares, shopping e restaurantes aos finais de semana
Volta às aulas também será adiada
Influenciadoria digital vai parar na UTI depois de fazer lipoaspiração
A influenciadora Liliane Amorim está internada na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) após complicações em uma cirurgia de lipoaspiração. Em comunicado no perfil de Liliane, a família deu detalhes sobre a situação da jovem: “Desde […]
Covid-19: Índia vai exportar doses de vacina para Brasil nesta sexta
O governo da Índia liberou as exportações comerciais de vacinas contra a covid-19. As primeiras remessas serão enviadas na sexta-feira (22) para Brasil e Marrocos.
Carnaval fora de época é cancelado no Rio de Janeiro
Paes explicou que o carnaval exige uma grande preparação por parte dos órgãos públicos e das agremiações e instituições ligadas ao samba, o que ele não considera possível fazer nesse momento.
INSS: prova de vida de aposentados é suspensa até fevereiro
Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que não fizeram a prova de vida entre março de 2020 e fevereiro deste ano não terão seus benefícios bloqueados.
Mais notícias
-
Polícia Civil localiza corpo de homem desaparecido e faz prisões em Laguna
-
Vídeo: motorista fica ferida após ter carro prensado entre 2 caminhões em SC
-
Namorado ameaça jogar carro em precipício na Serra do Rio do Rastro e mulher se joga do veículo em movimento
-
Prêmios de loterias não resgatados somam R$ 312 milhões em 2020
-
Empresa inicia obra de recuperação de cabeceiras da ponte entre Dona Emma e Presidente Getúlio