Uma baleia cachalote-pigmeu, medindo aproximadamente 3,6 metros, foi encontrada encalhada na praia de Ubatuba em São Francisco do Sul, SC, na manhã de sábado (11). O mamífero marinho está sob cuidados no Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos de Florianópolis.
A cachalote, uma espécie adulta de Kogia breviceps, está recebendo atendimento especializado após o encalhe. Resgatistas criaram uma estrutura temporária semelhante a uma piscina na praia para manter o animal em condições estáveis. Veterinários e especialistas monitoraram a frequência cardíaca e respiratória, tratando condições de afogamento e exaustão, enquanto se esforçavam para hidratar o animal, um procedimento vital para sua recuperação.
O resgate envolveu uma colaboração entre o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), Associação R3 Animal e o Projeto Toninhas do Brasil/Univille, demonstrando um esforço conjunto para salvar a vida do cetáceo.
A Associação Amor Animal, de Itajaí, e a ONG Adote Lages foram as duas entidades filantrópicas em prol da causa animal beneficiadas em Santa Catarina, nesta quarta-feira (04/12), durante inaugurações do Fort Atacadista
Segunda edição do Festival de humor acontece nos dias 30 e 31 de maio no Boulevard 14/32 do Floripa Airport com Victor Sarro, Rodrigo Marques e muito mais